#Análise das alternativas com os erros marcados em negrito:
!DICA: A FCC costuma basear suas questões de interpretação de texto nas extrapolações, muitas vezes, evidentes, quando se confronta com os dados do texto. Além do mais, precisamos nos ater especificamente ao texto, deixando de lado o que consideramos válido/certo para certas temáticas. Como é o caso dessa questão.
A) Para que a leitura de um texto literário seja prazerosa, deve concorrer uma positiva articulação de variáveis.
Correta. É exatamente isso, conforme enxerto a seguir: "Mas sou obrigado a confessar: algumas vezes fui ler por obrigação, a mando de professor, e acabei encontrando grande prazer na leitura. Toda a questão está em que haja uma boa combinação de fatores: ler certo texto, em certa idade, com a motivação pessoal de certos interesses. Todos esses “certos” são muito variáveis, mudam de pessoa para pessoa [...]" Ou seja, o prazer pela leitura, de acordo com o autor, é oriundo de uma conjunção de fatores incertos, provenientes até mesmo de uma obrigação.
B) Caso não se saiba distinguir entre um bom e um mau autor, deve-se ouvir a opinião de certos leitores.
Incorreta. Extrapolação da banca. Em nenhum momento, há resquícios no texto dessa distinção entre bom autor e mau autor.
C) Como não existe o certo e o errado no campo das artes, todo texto literário deve ser visto como um texto estimulante.
Incorreta. A FCC gosta dessas frases que não aceitam margens para exceções. Apesar de saber, com base no meu conhecimento de mundo, que não existe certo ou errado no campo das artes, isso não foi exposto no texto. Além do mais, não consigo afirmar, nem na vida e nem pelo texto, que todo texto literário é visto como estimulante.
D) A variação do gosto dos leitores é tamanha que se torna impossível julgar a qualidade de um texto literário.
Incorreta. Constatação inválida, uma vez que é possível julgar a qualidade de um texto, independente da diversidade de gosto de leitores. Além do mais, nada disso foi discutido no texto.
E) Só podemos apreciar o valor de uma obra literária quando valorizamos igualmente o que é certo e o que é errado.
Incorreta. Condicional inválida, uma vez que o valor de uma obra literária ultrapassa a noção de certo/errado. Além disso, nada disso é exposto no texto.
Gabarito: item "A"
Esta questão de interpretação e
compreensão textual aborda especificamente o segundo parágrafo. Quando houver a
cobrança acerca de um ponto específico do texto, e não de sua ideia central,
devemos resgatar o fragmento que deve ser analisado, para melhor compreensão da
questão proposta. Esse procedimento nos permite fazer um exame mais preciso de
cada opção, possibilitando, inclusive, verificar mais rapidamente quando essas
opções apresentam falhas de conteúdos em relação ao que se reconhece no texto.
Assim, além do exame dos fragmentos textuais, devemos, também, observar se as
alternativas são construídas com as seguintes falhas:
(1)
extrapolação do conteúdo:
quando a informação da opção está além do que se encontra no texto, total ou
parcialmente;
(2)
divergências de conteúdo:
quando há equívocos em relação ao conteúdo que se desenvolve no trecho do
texto;
(3)
redução de conteúdo: quando a opção destaca parte de uma informação
textual em detrimento de todo o conteúdo.
De posse dessas informações, resgatemos
o segundo parágrafo do texto, o qual, segundo o que se propõe no enunciado,
apresenta uma convicção, que devemos identificar entre as opções.
Segundo parágrafo:
“Toda a questão está em que
haja uma boa combinação de fatores: ler certo texto, em certa idade, com a
motivação pessoal de certos interesses. Todos esses “certos" são muito variáveis, mudam de pessoa
para pessoa − mas a gente sabe quando a combinação resulta positiva: saímos
satisfeitos com a descoberta de um mundo que não conhecíamos, que nem sabíamos
ser possível, e que somos capazes de incorporar ao nosso próprio mundo, agora
maior que antes".
Note que o fragmento grifado no
interior do segundo parágrafo traz a convicção central apresentada pelo autor -
a de que a combinação de fatores “certos", na condução da leitura escolar, pode
proporcionar o prazer ao estudante, pela descoberta de novos mundos trazida
pelo ato de ler. Essa combinação, segundo o que se defende, é uma reunião entre
a escolha do texto certo para certa faixa etária; a motivação pessoal para
determinados assuntos; além de interesses em comum entre os jovens de uma mesma
turma. Nesse sentido, infere-se que o professor é um condutor necessário para
que a leitura na escola seja fonte de prazer.
Com base
nas informações anteriores e nas falhas de elaboração das opções incorretas,
analisemos o que cada uma apresenta como convicção que se encontra no segundo
parágrafo.
A)
Para que
a leitura de um texto literário seja prazerosa, deve concorrer uma positiva
articulação de variáveis.
CORRETA.
Tal como vimos, a “positiva articulação de varáveis" é uma reunião
de elementos não aleatórios, ao contrário, muito bem pensados pelos condutores
do processo da leitura escolar. Assim, a idade de crianças e adolescentes, seus
interesses comuns, suas motivações pessoais, além de textos que podem ser mais
atrativos para certas faixas etárias são variáveis indispensáveis para
possibilitar o prazer da leitura na escola.
B) Caso não se saiba distinguir entre um bom e
um mau autor, deve-se ouvir a opinião de certos leitores.
ERRADA.
A informação presente na letra B extrapola o conteúdo que se
encontra no texto, pois, em nenhum parágrafo, discutem-se aspectos característicos
de um bom ou de um mau autor, muito menos o destaque à opinião dos leitores,
independentemente da qualidade da autoria textual.
C) Como não existe o certo e o errado no campo
das artes, todo texto literário deve ser visto como um texto estimulante.
ERRADA.
Tal afirmação apresenta divergência de conteúdo em relação ao que
se expõe no texto de origem, pois não se afirma que não existe o certo e o errado no campo artístico,
e sim que, entre as artes, a Literatura, mais que outras, nos dá muito o que
pensar, o que sentir, o que viver e o que contar, tudo por meio da palavra. Por
isso mesmo, a escola não pode deixar de oferecer essa experiência artística ao
estudante.
D) A variação do gosto dos leitores é tamanha
que se torna impossível julgar a qualidade de um texto literário.
ERRADA.
A informação anterior extrapola as mensagens que estão presentes
no texto em análise, sobretudo porque não se afirma ou defende que é impossível
julgar a qualidade de um texto literário, dado o número volumoso de leitores e de gostos literários.
E) Só podemos apreciar o valor de uma obra
literária quando valorizamos igualmente o que é certo e o que é errado.
ERRADA.
Não
existe, no texto, a condição formulada anteriormente: podemos apreciar o valor
de uma obra literária sempre que, na escola, houver uma reunião de fatores que
possam proporcionar o prazer na leitura. As questões vinculadas ao certo e ao
errado já evidenciam outro critério de leitura, que não é abordado no texto - o
moral.
Resposta: A