SóProvas


ID
3359620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um vírus do tipo polimórfico é um vírus que se

Alternativas
Comentários
  • Questão bastante capciosa, pois misturou duas variantes do vírus que são parecidas

    Respota Letra C.Também conhecido como vírus Mutante, cria-se uma nova variante a cada execução

    No caso da Letra E, ela refere-se à variante do vírus polimórfico que é chamado de vírus metamórfico. Esse sim, reescreve a cada infecção, mudando sua aparência/tamanho e o próprio comportamento

  • Assertiva C

    transforma a cada infecção, o que impossibilita a detecção pela assinatura do vírus.

  • GABARITO: C

    O vírus polimórfico muda apenas a sua assinatura, mantendo sua funcionalidade;

    O vírus metamórfico muda sua assinatura e sua funcionalidade.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Vírus Polimórficos> também conhecido como vírus mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus. Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho). A assinatura é uma característica utilizada pelo antivírus para definir sua presença. Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus.

    Vírus Metamórficos> Trata-se de um vírus que se transforma a cada infecção, mas que - diferentemente do polimórfico - se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção. O vírus metamórfico não muda somente sua assinatura, mas também sua funcionalidade.

  • Os vírus polimórficos são capazes de criar uma nova variante a cada execução , eles alteram tanto a rotina de encriptação quanto a rotina de decriptação, inserindo também instruções que não alterem o processo de decriptação como os NOPs, o que dificulta a detecção.

  • Ano: 2019 Banca: QUADRIX  Órgão:  CRESS GO Prova: AGENTE FISCAL

    Um vírus polimórfico é um vírus que muda a cada infecção, impossibilitando a detecção por sua assinatura.CERTO

  • Impossibilita a detecção ? torna mais difícil, senão ele nunca seria descoberto pelo antivírus !

  • Os principais tipos de vírus são:

    • vírus de arquivos: infectam arquivos de programas e os criados pelo usuário;

    • vírus de boot: infectam os arquivos de inicialização do sistema, escondem-se no primeiro setor do disco e são carregados na memória antes do sistema operacional.

    • vírus de macro: comuns em arquivos do Word e Excel são vírus que ficam anexados ao arquivo.

    • vírus criptografados: são vírus que tem seu código fonte (linhas de comando) criptografadas, ou seja, os caracteres da programação são alterados por outros caracteres. Tudo isso para dificultar sua interpretação, e, consequentemente, seu antídoto.

    • vírus polimórficos: destacam-se por multiplicarem-se com facilidade e por alterarem o código fonte a cada novo vírus gerado.

    • vírus stealth: vírus invisível, inteligente... Consegue empregar técnicas de ocultação quando infecta um arquivo.

    • vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    PDF GRAN CURSOS

  • Então, ou seja, o amiguinho que paga "milhares de dinheiros" em antivírus para sua empresa está sendo enganado...

    Coitado, o deve estar cheio de vírus nos servidores e não sabe, já que aqueles programas são incapazes de detectá-los assim que se transformam....

  • Vírus Polimórfico: Se transforma a cada infecção, impossibilitando a detecção pela assinatura do vírus que é uma espécie de vacina contra um determinado vírus. Quando o vírus se transforma em outro, a vacina antiga não funciona mais como medida de prevenção ou detecção.

    Fonte: Estúdio Aulas

  • GAB: C 

    TAMBÉM É CONHECIDO COMO VÍRUS MUTANTE.

  • Atente-se para os vírus polimorficos e stealth *eles possuem características semelhantes, porém diferentes*

  • Quadrix veio com uma questão idêntica em 2019:

    (QUADRIX/CRESS-GO/2019) Um vírus polimórfico é um vírus que muda a cada infecção, impossibilitando a detecção por sua assinatura. CERTO.

    ______

    Vírus Polimórfico, também conhecido como vírus mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus. Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho).

    Observação: O Vírus Polimórfico muda apenas a sua assinatura, mantendo sua funcionalidade.

  • O vírus polimórfico (mutante) muda suas características afim de dificultar sua identificação e não impossível como trás a questão. Questão cabe recurso.

  • Quando eu leio sobre polimórficos parece que estou lendo sobre metamórficos. E, quando leio sobre metamórficos parece que... vocês já sabem o final. Acho que tá na hora de ir dormir.

  • Gabarito: Alternativa C

    Vírus Polimórficos: são capazes de criar uma nova variante a cada execução, mudam a sua assinatura para dificultar a detecção pelo antivírus.

    Vírus Metamórficos: são capazes de mudar o próprio corpo, evitam gerar instâncias parecidas com a anterior. Reescrevem-se completamente, mudando a assinatura, o tamanho e até o próprio comportamento

  • Polimórfico: transforma a cada infecção, o que impossibilita a detecção pela assinatura do vírus.

    Metamórfico: reescreve a cada interação, podendo mudar seu comportamento e aparência, o que aumenta a dificuldade de detecção.

  • Gab. Letra C

    Muita gente, assim como eu, ficou na dúvida entre a letra C e a E.

    Fiz esse pequeno resumo para compreender melhor a questão. Caso tenha algum erro, mandem mensagem.

    Um vírus do tipo polimórfico é um vírus que se transforma a cada infecção, o que impossibilita a detecção pela assinatura do vírus. Eles geram uma nova sequência de bytes em seu código, para que o antivírus se confunda na hora de executar a varredura (muda apenas a sua assinatura, mantendo a sua funcionalidade).

    Já o vírus metamórfico (variante do polimórfico) se reescreve a cada interação, podendo mudar seu comportamento e aparência, o que aumenta a dificuldade de detecção. Aqui ele muda a sua assinatura e sua funcionalidade. (Letra E)

  • POLIMÓRFICO (MUTANTE) - É capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus. Ele muda sua assinaturamantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits, fazendo com que o antivírus não consiga detectar a sua presença. São capazes de criar uma nova variante a cada execução, alterando tanto a rotina de encriptação quanto a rotina de decriptação. Tem a capacidade de gerar réplicas de si mesmo utilizando-se de chaves de encriptação diversas, fazendo com que as CÓPIAS FINAIS POSSUAM FORMAS DIFERENTES.

    METAMÓRFICO - É uma variação do vírus polimórfico que, diferentemente do vírus polimórfico, se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção. Ele muda sua assinatura e sua funcionalidade.

    polimórfico= assume múltiplas formas a cada infecção

    metamórfico= reescreve a cada infecção.

    Provas: CESPE - 2010 - BRB - Advogado 

    Um vírus mutante de computador é capaz de assumir múltiplas formas com o intuito de burlar o software de antivírus. certa

    GAB:C

  • Gabarito é Letra C

    É possível que vocês tenham ficado com dúvidas entre a letra C e E. Fiz esse pequeno resumo para facilitar a vida de todos:

    Um vírus do tipo polimórfico é um vírus que se transforma a cada infecção, o que impossibilita a detecção pela assinatura do vírus. Eles geram uma nova sequência de bytes em seu código, para que o antivírus se confunda na hora de executar a varredura (muda apenas a sua assinatura, mantendo a sua funcionalidade).

    Já o vírus metamórfico (variante do polimórfico) se reescreve a cada interação, podendo mudar seu comportamento e aparência, o que aumenta a dificuldade de detecção. Aqui ele muda a sua assinatura e sua funcionalidade. (Letra E)

  • Letra (C) VÍRUS

    É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    ➥ Em outras palavras, são programas de computadores criados para se replicar, espalhar e atacar programas ou arquivos.

    [...]

    CLASSIFICAÇÕES:

    1} Vírus Polimórfico

    Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus

    Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho)

    A assinatura é uma característica utilizada pelos antivírus para definir a sua presença.

    • Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus

    2} Vírus Metamórfico

    Se transforma a cada infecção, mas que se reescreve completamente a cada infecção

    Pode mudar seu tamanho e comportamento

    Aumenta-se cada vez mais a dificuldade de detecção a medida que vai se alterando.

    [...]

    [O vírus pode ser divido em 3 partes]

    1} mecanismo de infecção ou vetormeios pelos quais o vírus se propaga;

    2} mecanismo de ativaçãoquando ou o que ativa a liberação da carga útil;

    3} carga útil em si – o código malicioso que definirá a ação do vírus.

    [...]

    [TIPOS DE VÍRUS]

    - Vírus de script: Auto Executável. 

    [...]

    QUESTÃO PRA SE FAMILIARIZAR

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção. CERTO ☑

    [...]

    RESUMO

    Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução.

    ♪ ♫ ♩ ♫

    ...o WORM é um verme autorreplicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫

    [...]

    ____________

    Fontes: Tech tudo; Questões da CESPE e Quadrix; Colegas do QC.

  • Polimórfico:

    conhecido como vírus mutante

    capaz de assumir varias formas a cada infecção, intuito de burlar o sistema antivírus

    muda assinatura, altera tamanho, mantem sua funcionalidade

    Um vírus polimórfico muda a cada infecção, impossibilitando a detecção por sua assinatura

    Criam cópias idênticas de si? NÃO

    Metamórfico:

    muda seu tamanho, comportamento, funcionalidade

    reescreve COMPLETAMENTE

    O vírus metamórfico muda a cada infecção, se reescrevendo completamente a cada interação, aumentando a dificuldade de detecção 

  • Vírus polimóriFico- Mantém a Função e muda a assinatura.

    Vírus MetAmórFico- Muda Assinatura e Função, além de mudar aparência, tamanho e comportamento.

    Rumo a gloriosa

    Jéssica Lima

  • O erro da alternativa E é que o polimórfico não muda o seu comportamento (funcionalidade) ele muda apenas sua assinatura.

    A alternativa E descreve o metamórfico.

      

    Resumo:

    vírus polimórfico --> muda apenas a sua assinatura, mantendo sua funcionalidade / transforma a cada infecção  (Polimórfico = Só Assinatura)

    vírus metamórfico -->  muda sua assinatura e sua funcionalidade / reescreve a cada interação

  • "Vírus polimórfico: Um vírus que muda a cada infecção, impossibilitando detecção pela “assinatura” do vírus.

    Vírus metamórfico: Como ocorre com um vírus polimórfico, um vírus metamórfico muda a cada infecção. A diferença é que um vírus metamórfico reescreve a si mesmo completamente a cada iteração, o que aumenta a dificuldade de detecção. Vírus metamórficos podem mudar seu comportamento, bem como sua aparência".

    Fonte: Willian Stallings

    • VÍRUS DE PROGRAMA

    Conecta a arquivos executáveis e se replica quando o programa infectado é executado.

    • VÍRUS RESIDENTE:

    Aloja na memória principal como parte de um programa residente no sistema.

    • VÍRUS POLIMÓRFICO

    Transforma a cada infecção, o que impossibilita a detecção pela assinatura do vírus. Ele sempre executa as mesmas ações e sempre ataca da mesma maneira, mas continua transformando o resto do código para manter seus rastros atualizados.

    • VÍRUS DE SETOR DE CARGA

    Espalha quando o sistema é inicializado, por infectar um registro-mestre de inicialização.

    • VÍRUS METAMÓRFICO

    Vírus que pode se transformar, pois pode converter/editar/reescrever seu próprio código. Tenta reorganizar todo o seu código a cada iteração. Adiciona elementos como código fictício e funções reorganizadas para fazer com que pareça diferente de suas gerações anteriores. Isso o torna muito mais difícil de detectar.

  • Vírus Polimórfico - muda a cada interação

    Vírus Metamórfico - muda a cada interação, faz isso se reescrevendo

  • Letra C

    O vírus polimórfico se transforma a cada infecção, impossibilitando sua detecção da assinatura.

    Já o metamórfico se reescreve, dificultando sua detecção, bem como pode mudar sua aparência e comportamento.