SóProvas


ID
335968
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em episódios depressivos típicos (CID-10, F32), o indivíduo usualmente sofre de humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida levando a uma fatigabilidade aumentada e atividade diminuída. Isto ocorre quando o episódio é

Alternativas
Comentários
  • Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos “somáticos”, por exemplo perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido. O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave. (Fonte: CID-10)
  • Mal elaborada a questão, pois o episódio é classificado como leve, moderado e grava a partir da recorrência e intensidade dos sintomas. Isto implica numa frequência que não é abordada no enunciado da questão, tornando-a falha na sua resolução.

  • A questão não foi mal formulada. Repare que a questão não se refere à caracterização específica de cada episódio (pois esse não é o seu objetivo), mas à que episódio está relacionada a característica trazida no enunciado (todos os episódios tratados). O primeiro comentário já explicou bem a resposta...

  • Há três gravidades de episódio depressivo: leve, moderado e grave. A diferença entre eles é basicamente a quantidade e gravidade dos sintomas depressivos . Para que haja um diagnóstico desse episódio é necessário apresentar os sintomas durante pelo menos duas semanas.