SóProvas


ID
3359695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Texto 4A3-I


Em um espaço público ABC, um hacker instalou um ponto de acesso gratuito à Internet, do tipo wi-fi sem senha, e deu à rede o identificador ABCfree. O hacker configurou essa rede de modo que usuários que a ela se conectassem e tentassem acessar sítios de mídias sociais fossem direcionados para páginas clonadas, nas quais as credencias de acesso dos usuários eram solicitadas. De posse dessas credenciais, um programa criado pelo hacker estabelecia conexões reais com as mídias sociais e interceptava transparentemente todas as comunicações dos usuários nas plataformas, acessando indevidamente todo o seu conteúdo.

Com o objetivo de evitar que um usuário seja vítima de um ataque como o descrito no texto 4A3-I, foram propostas as seguintes ações.


I Conectar-se a redes wi-fi públicas somente quando exigirem senhas para acesso.

II Certificar-se de que as comunicações na Internet sejam criptografadas por meio de protocolos como TLS.

III Usar serviços de VPN para aumentar a segurança de privacidade das comunicações na Internet.

IV Observar e considerar advertências de programas navegadores sobre sítios potencialmente inseguros.


São ações preventivas adequadas para o referido objetivo apenas as apresentadas nos itens

Alternativas
Comentários
  • GAB E) II, III e IV.

  • A premissa III é verdadeira, mas não se encaixa no contexto apresentado pela questão., uma vez que o ataque começou através de um rogue AP, depois de conectado na rede do atacante o uso de VPN não teria mais influência alguma.

  • Também tenho uma ressalva em relação ao uso de VPN. Acredito que a questão deveria ser mais específica nesse ponto, já que softwares como Hola Unblocker, Psiphon, são geralmente usados por usuários, mas eles mal sabem com quem estão fechando a conexão VPN. Eles podem simplesmente estar saindo da mão de um hacker para a mão de outro.
  • Assertiva E

    II Certificar-se de que as comunicações na Internet sejam criptografadas por meio de protocolos como TLS.

    III Usar serviços de VPN para aumentar a segurança de privacidade das comunicações na Internet.

    IV Observar e considerar advertências de programas navegadores sobre sítios potencialmente inseguros.

  • Me parece que a única forma de considerar o gabarito E) como verdadeiro é considerar que quando ele fala "evitar que um usuário seja vítima de um ataque como o descrito no texto". Esse "ataque" seja o tipo de ataque, que no caso é o "Man In The Middle" e todas as suas formas, não necessariamente nas condições apresentadas no exemplo. (O que para mim é extremamente ambíguo)

    Para o exemplo citado fico em dúvida até se o uso puro de TLS faria alguma diferença, já que o servidor malicioso faria o handshake com o cliente do usuário e ele poderia descriptografar as mensagens. (só impediria que outros usuários maliciosos também pegassem a informação).

  • Analisando os itens:

    I - O fato de uma rede sem fio exigir senha para acesso não a torna mais segura para quem a utiliza. Pense comigo: uma senha serve somente para proteger o DONO DA REDE de conceder acesso a quem ele não deseja concedê-lo. Item errado;

    II - Quando uma comunicação na rede usa o protocolo TLS (a exemplo do HTTPS), sua comunicação estará protegida até mesmo do dono da rede, que não poderá ver o conteúdo da comunicação. Item correto;

    III - VPN é um excelente recurso, pois criptografa a comunicação na rede, impedindo que terceiros vejam o conteúdo trafegado. Item correto;

    IV - Sem dúvidas, se o navegador alerta que determinado site é potencialmente inseguro, o procedimento colabora com a proteção do usuário. Item correto.

    Resposta certa, alternativa e).

  • TLS (Transport Layer Security) é sucessor do SSL (Secure Sockets Layer) eles são protocolos de criptografia projetados para internet. Permitem a comunicação segura entre os lados cliente e servidor de uma aplicação web.

  • Resposta: E

    MAN-IN-THE-MIDDLE

    Ataque virtual em que um hacker intermedia a comunicação entre um usuário e uma outra parte envolvida, como site de um banco, login e-mail ou redes sociais.

    O invasor se posiciona entre duas partes de uma comunicação, interceptando mensagens enviadas e se passando por uma das partes envolvidas. É uma forma de interceptar dados.

    COMO SE PROTEGER

    -Evitar acessar redes de wifi públicas

    I Conectar-se a redes wi-fi públicas somente quando exigirem senhas para acesso. (ERRADA)

    -Verificar se a rede ao qual você está se conectando é a correta

    IV Observar e considerar advertências de programas navegadores sobre sítios potencialmente inseguros. (CORRETO)

    -Evite digitar qualquer informação em sites sem certificado digital (SSL).

    II Certificar-se de que as comunicações na Internet sejam criptografadas por meio de protocolos como TLS.(CORRETO)

    -Sites com criptografia da comunicação entre as partes reduzem drásticamente a possibilidade da interceptação da comunicação.

    III Usar serviços de VPN para aumentar a segurança de privacidade das comunicações na Internet. (CORRETO)

    https://www.hscbrasil.com.br/man-in-the-middle/