SóProvas


ID
3359869
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas estações de tratamento de esgoto (ETE’s), entende-se por fator de carga:

Alternativas
Comentários
  • A) eficiência do tratamento.

    B) filtro aerado submerso.

    C) fator de carga.

    D) idade do lodo.

    E) operação unitária.

  • Corrigindo:

    E) PROCESSO unitário.

    http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/documentos-e-publicacoes/outros-sites/122092011Elaboraodeprojetoshidrulicossanitriosdeestaesdetratamentodeesgotossanitrios.pdf

  • A rede coletora de esgoto consiste no conjunto de tubulações e dispositivos responsáveis por, como o próprio nome sugere, coletar os efluentes domésticos e industriais e conduzi-los para estações de tratamento, onde o esgoto é tratado.


    Nesse contexto, a estação de tratamento de esgoto (ETE) trata-se do conjunto de unidades de tratamento cujo objetivo é reduzir os poluidores do esgoto sanitário e condicionar os demais resíduos gerados no tratamento.


    A NBR 12209 (ABNT, 2011), intitulada “Projeto de estações de tratamento de esgoto sanitário", é a norma técnica brasileira que norteia a elaboração de projetos de estações de tratamento de esgotos sanitários (ETE's).


    Analisando as alternativas da questão com base nas definições da NBR 12209 (ABNT, 2011), resulta que:


    - A alternativa A está errada. Ela descreve a eficiência do tratamento, a qual consiste na redução percentual dos parâmetros de carga poluidora promovida pelo tratamento. A eficiência de remoção (E) de determinado poluente pode ser calculada por: 




    Onde: C0 é a concentração afluente do poluente e Ce é a concentração efluente.


    - A alternativa B está errada. O filtro aerado submerso consiste na “unidade de tratamento na qual, além do processo biológico, também se desenvolve o processo unitário de retenção de sólidos”;

     

    - A alternativa C está correta. Segundo a NBR 12209 (ABNT, 2011), o fator de carga consiste na “relação entre a massa de matéria orgânica expressa em termos de demanda bioquímica de oxigênio (DBO5) fornecida por dia e a massa de sólidos em suspensão (SS) contida em determinada unidade de tratamento (expresso em d-1)”. Esse é um dos parâmetros utilizados no dimensionamento do tanque de aeração do tratamento por processo de lodos ativados;

     

    - A alternativa D está errada. Denomina-se “idade do lodo” ao tempo médio, em dias, de permanência da biomassa no processo biológico, numericamente igual à relação entre a massa de sólidos em suspensão voláteis (SSV) e a massa de SSV descartada por dia. Esse é um dos parâmetros utilizados no dimensionamento do tanque de aeração do tratamento por processo de lodos ativados;

     

    - A alternativa E está errada. De acordo com a NBR 12209 (ABNT, 2011), o processo unitário é o “procedimento de que resulta transformação química ou biológica do esgoto ou da matéria residual resultante do tratamento”. A diferença entre o processo e a operação unitária é que este último consiste na separação física.

     

    Gabarito do professor: letra C.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12209: Elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.