SóProvas


ID
3359872
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, considerando o tratamento da fase líquida na decantação primária, a tubulação de remoção de lodo deve ter diâmetro mínimo de X mm e a tubulação de transporte de lodo no escoamento por condutos livres deve ter declividade mínima de Y%. Os valores de X e Y são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • NBR 12209/92

    6.1.3.6 A tubulação de remoção de lodo deve ter diâmetro mínimo de 150 mm; a tubulação de transporte de lodo por gravidade deve ter declividade mínima de 3%; a remoção de lodo do fundo deve ser feita de modo a permitir a observação e controle do lodo removido

  • 6.1.3.1 A vazão de dimensionamento de decantador primário deve ser a vazão máxima afluente à ETE, exceto no caso da alínea c) de 6.2.6.

    6.1.3.2 A taxa de escoamento superficial deve ser igual ou inferior a:

    a) 60 m3 /m2 .d quando não precede processo biológico;

    b) 80 m3 /m2 .d quando precede processo de filtração biológica;

    c) 120 m3 /m2 .d quando precede processo de lodos ativados.

    6.1.3.3 ETE com vazão de dimensionamento superior a 250 L/s deve ter mais de um decantador primário.

    6.1.3.4 O tempo de detenção hidráulica para a vazão média deve ser inferior a 6 h e, para a vazão máxima, superior a 1 h.

    6.1.3.5 A taxa de escoamento através do vertedor de saída não deve exceder a 720 m3 /d.m de vertedor.

    6.1.3.6 A tubulação de remoção de lodo deve ter diâmetro mínimo de 150 mm; a tubulação de transporte de lodo por gravidade deve ter declividade mínima de 3%; a remoção de lodo do fundo deve ser feita de modo a permitir a observação e controle do lodo removido. 

  • A rede coletora de esgoto consiste no conjunto de tubulações e dispositivos responsáveis por, como o próprio nome sugere, coletar os efluentes domésticos e industriais e conduzi-los para estações de tratamento, onde o esgoto é tratado.

     

    Nesse contexto, a estação de tratamento de esgoto (ETE) trata-se do conjunto de unidades de tratamento cujo objetivo é reduzir os poluidores do esgoto sanitário e condicionar os demais resíduos gerados no tratamento.

     

    No processo de tratamento, o decantador primário é, geralmente, utilizado antes de uma unidade de tratamento secundário para remover sólidos suspensos de maior densidade e diminuir a carga de matéria orgânica não estabilizada que irá para a etapa seguinte.

     

    A NBR 12209 (ABNT, 2011), intitulada “Projeto de estações de tratamento de esgoto sanitário", é a norma técnica brasileira que norteia a elaboração de projetos de estações de tratamento de esgotos sanitários (ETE's).

     

    A decantação primária é assunto da seção 6.3 da NBR 12209 (ABNT, 2011). Especificamente acerca da tubulação de remoção de lodo, o item 6.3.6 estabelece que:

     

    "6.3.6 A tubulação de remoção de lodo deve ter diâmetro mínimo de 150 mm; a tubulação de transporte de lodo no escoamento por condutos livres deve ter declividade mínima de 3 %; a remoção de lodo do fundo deve preferencialmente, ser feita de modo a permitir a observação e controle do lodo removido."

     

    Portanto, conforme trechos destacados acima, os valores de X e Y são, respectivamente, 150 e 3. Logo, a alternativa E está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.