SóProvas


ID
3360037
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Manifestantes invadiram por volta das 15h30 desta quarta-feira (16/11/16)o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, e gritaram palavras de ordem, como ‘viva Sergio Moro’, em referência ao juiz responsável pela Operação Lava Jato, ‘a nossa bandeira jamais sera vermelha’ e cantaram o Hino Nacional. Alguns dos manifestantes também gritaram palavras de ordem a favor de uma ‘intervenção militar’. Uma mulher usava uma blusa com a frase ‘intervenção já’. O grupo reúne pessoas a favor de uma intervenção militar no país. ‘O general está vindo’ gritavam dizendo ser um prenúncio de situação semelhante à que instalou o Golpe Militar de 1964.”

(Disponível em: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2016/11/16/internas_polbraeco,557408/manifestantes-invadem-plenario -da-camara-e-sessao-e-encerrada.shtml.)


Em relação a esse movimento, que pede a intervenção militar, e o referido golpe de 1964, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    Quando se discute o golpe militar no Brasil, na imensa maioria das vezes, atribui-se o protagonismo e a responsabilidade às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), definindo a ditadura instaurada como estritamente militar. Mas, recentemente, jornalistas e historiadores têm descrito um quadro muito mais complexo de organização do golpe, que coloca em relevo uma extensa participação de setores da sociedade civil (grandes proprietários rurais, a burguesia industrial paulista, uma grande parte das classes médias urbanas - que na época girava em torno de 35% da população total do país) no processo de construção e legitimação da tomada de poder pelos militares.

    Fonte: http://memoriasdaditadura.org.br/civis-que-disseram-sim/

  • Percebo que essa banca é esquerdista, até a medula ! Isso não é bom !