SóProvas


ID
3360136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relativamente à etapa da receita orçamentária denominada lançamento, é correto afirmar que, uma vez ocorrido o fato gerador,procede-se

Alternativas
Comentários
  • Lançamento

    O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa.

    Gab. C

    MCASP 8.ª edição

  • Gab. C

    D Direito de Receber

    a Receita

  • A questão fala do momento do lançamento ou do fato gerador? São dois momentos diferentes.

  • Isso está ipsis literis no MCASP: "Ocorrido o fato gerador, pode-se proceder ao registro contábil do direito a receber em contrapartida de variação patrimonial aumentativa, o que representa o registro da variação patrimonial aumentativa por competência."

  • A e E) A receita pública sobre o enfoque orçamentário (regime de contabilização) é realizada através da arrecadação. Descartamos A e E.

    B - Provisão, galera, tem mais a ver com passivos. Melhor dizendo, provisão é uma obrigação de prazo ou valor incerto que é provável que aconteça (+ de 50% de chances). Ou seja, se é receita, não é obrigação.

    C - Gabarito

    D - Nada a ver. A nota explicativa serve mais para dar aquela incrementada nas informações e o lançamento de receita precisa ser colocado em balanço e não apenas em notas explicativas.

    Pra mim essa questão tem mais a ver com contabilidade pública.

    Qualquer erro, me avisem! Grata! Bons estudos.

  • Naftali Leite, para a contabilidade o momento do lançamento é o momento que ocorre o fato gerador.

    Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa.

  • Questão sobre etapas da receita orçamentária, especificamente sobre a etapa de lançamento e o consequente registro contábil.

    Conforme o MCASP, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Vou detalhar apenas as etapas que interessam para resolver a questão.

    A etapa da previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. Após essa etapa, para algumas receitas orçamentárias, ocorre o lançamento. Existem dois termos técnicos distintos aqui:

    (1) Lançamento tributário, que é um procedimento administrativo, conforme Código Tributário Nacional (CTN):

    “Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível. "

    (2) Lançamento, que é um ato administrativo, conforme Lei 4.320/64:

    “Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta."

    Repare que podemos falar em dois contextos distintos para o lançamento. Um contexto é a constituição do crédito tributário e outro é o lançamento de outras rendas determinadas na 4.320. Por isso mesmo, no contexto do CTN, o MCASP dispõe:

    “Uma vez ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contábil do crédito tributário em favor da fazenda pública em contrapartida a uma variação patrimonial aumentativa. "

    Feita a revisão já podemos analisar as alternativas:

    A) Errado, a realização da receita orçamentária ocorre na arrecadação, por força da Lei 4.320/64, art. 35.

    B) Errado, registramos uma provisão quando estamos diante de uma obrigação presente, possível de ser estimada de forma confiável e que seja provável a saída de recursos da entidade. Uma receita orçamentária está relacionada com a entrada de recursos.

    C) Certo, tendo ocorrido o fato gerador, do ponto de vista patrimonial, registramos o crédito tributário em contrapartida de uma VPA.

    Exemplo: lançamento do IPTU no momento do fato gerador (dia 1º de janeiro)
    Natureza da informação: patrimonial
    D 1.1.2.2.x.xx.xx Créditos Tributários a Receber (P)
    C 4.1.1.2.x.xx.xx Impostos Sobre o Patrimônio e a Renda - VPA


    D) Errado, no lançamento não divulgamos nota explicativa. Notas explicativas são informações adicionais às apresentadas nos quadros das DCASP e são consideradas parte integrante das demonstrações.

    E) Errado, esse registro ocorre, em regra, na etapa de arrecadação, não lançamento.

    Exemplo: arrecadação do IPTU
    Natureza da informação: patrimonial
    D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)
    C 1.1.2.2.x.xx.xx Créditos Tributários a Receber (P)

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar
    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada

    Natureza da informação: controle
    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos
    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Vamos analisar as alternativas:

    A letra A) está errada, porque considera-se realizada a receita orçamentária quando da arrecadação e não do lançamento.

    A letra B) está errada, porque quando reconhecido o fato gerador, registra-se uma VPA em contrapartida de registro na conta créditos tributários a receber.

    A letra C) está certa, justamente porque quando reconhecido o fato gerador, é realizado o registro de uma VPA em contrapartida do registro na conta créditos tributários a receber (1.1.2.1.x.xx.xx).

    A letra D) e E) estão erradas, porque viajaram totalmente!

    Gabarito: LETRA C