SóProvas


ID
3360397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma população de 1.200 elementos possui um sistema de referências ordenado de 1 a 1.200. Com o propósito de se obter uma amostra de 300 elementos dessa população, dividiram-na em 300 grupos de 4 unidades populacionais, tendo sido a unidade 2 selecionada aleatoriamente entre as 4 primeiras unidades. Em seguida, foram selecionadas as segundas unidades dos 299 grupos restantes, completando-se, assim, a amostra de 300 unidades populacionais.

Nesse caso, foi utilizada a amostragem

Alternativas
Comentários
  • Amostragem Sistemática: É uma técnica dentro da categoria de amostragem probabilística – que requer certo controle do marco amostral entre os indivíduos selecionados junto com a probabilidade que sejam selecionados – consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra

     

    Fonte: https://www.netquest.com/blog/br/blog/br/amostra-sistematica

     

    Feita a conceituação, percebam que houve critério para seleção da amostra "dividiram-na em 300 grupos de 4 unidades populacionais, tendo sido a unidade 2 selecionada aleatoriamente entre as 4 primeiras unidades". Portanto, trata-se amostragem sistemática

     

    GABARITO: CORRETO

  • amostragem sistemática é um tipo de , onde se faz uma seleção aleatória do primeiro elemento para a amostra e logo se selecionam os itens subsequentes utilizando intervalos fixos ou sistemáticos até chegar ao tamanho da amostra desejada.

    https://www.questionpro.com/blog/pt-br/amostragem-sistematica-simples-e-facil/

  • AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA: Quando os elementos da população já se acham ordenados, não há necessidade de construir o sistema de referência. São exemplos os prontuários médicos de um hospital, os prédios de uma rua, etc. Nestes casos, a seleção dos elementos que constituirão a amostra pode ser feita por um sistema imposto pelo pesquisador.

    EXEMPLO: Suponhamos uma rua com 900 casas, das quais desejamos obter uma amostra formada por 50 casas para uma pesquisa de opinião. Podemos, neste caso, usar o seguinte procedimento: como 900/50 = 18, escolhemos por sorteio casual um número de 01 a 18, o qual indicaria o primeiro elemento sorteado para a amostra; os demais elementos seriam periodicamente considerados de 18 em 18. Assim, suponhamos que o número sorteado fosse 4 a amostra seria: 4ª casa, 22ª casa, 40ª casa, 58ª casa, 76ª casa, etc. 

    FONTE: .etepiracicaba.org.br

    EM OUTRAS PALAVRAS:

    Apenas o primeiro elemento da amostra é escolhido aleatoriamente. Todos os demais são escolhidos somando uma razão constante -> ELEMENTOS ORDENADOS e RETIRADA PERIÓDICA.

  • Repare que foi criado um SISTEMA, ou melhor, uma REGRA para a escolha dos elementos da amostra. Os 1.200 elementos foram divididos em 300 grupos com 4 elementos ordenados e, de cada grupo, retirou-se o segundo elemento para compor a amostra.

    Desta forma, a amostra final ficou com 300 elementos, selecionados de forma SISTEMÁTICA.

    Resposta: C

  • Não acerto uma desse tipo de assunto... Ta de sacanagem

  • Na amostra sistemática os elementos do universo a ser pesquisado são divididos em grupos numericamente iguais, assim, após essa segmentação é definido um “ponto de partida”, de modo a estabelecer um número que se repetirá, em sequência, dentro de todos os grupos determinados, até que toda a amostragem seja selecionada.

    O critério para a seleção de uma amostra soluciona o problema de representatividade da amostra aleatória simples. Por exemplo, em uma pesquisa realizada em um bairro, podemos dividir 500 moradias em 50 grupos, para obter uma amostragem com 50 residências,dessa maneira, a cada 10 domicílios 1 pesquisa será realizada.

    Dentro desse grupo um “ponto de partida”, ou seja, um número, deve ser selecionado. Assim, se decidirmos que o 4° domicílio de um grupo será o selecionado, vamos obter uma sequência(4, 14, 24, 34… até 494) determinada de residências para a amostragem.

    opuspesquisa.com

  • Com o propósito de se obter uma amostra de 300 elementos dessa população, dividiram-na em 300 grupos de 4 unidades populacionais.

    Sabem dizer se cada um desses grupos constitui um conglomerado?

    Exemplo do prof. Thiago Fernando: "Na amostra aleatória por conglomerados, divide-se a população em grupos, porém, bem menores que um estrato. Em geral, a amostra será um conglomerado inteiro.

    Por exemplo, na pesquisa da altura média em Recife, uma forma de estratificar seria dividir em bairros de acordo com a classe social. Ter-se-ia as áreas nobres e as áreas menos nobres.

    Um conglomerado seria, em vez de um bairro, pequenos quarteirões.

    Dessa maneira, as amostras seriam compostas por quarteirões espalhados na cidade."

  • Elementos são 1.200

    Divididos em 300 grupos c/ 4 unidades à G1 (4 unidades); G2 (4 unidades);.....G300(unidades)

    Foi selecionada a unidade 2 dentre as 4 dos primeiro grupo --> o grupo contém 04 unidades foi selecionada a unidade 02 então temos

    No 1° Grupo --> foi selecionada a unidade 2

    Nos 299 grupos restantes --> será selecionada as segundas unidade, ou seja, também as unidades 02

    Então formou-se um sistema de seleção: A cada grupo seleciona-se a SEGUNDA UNIDADE.

    Gabarito: "C"

  • Amostragem sistemática: a população deve ser ordenada de forma que os elementos sejam identificados pela posição. A população é homogênea. A retirada dos elementos é feita periodicamente.

  • quando se "cria" ou improvisa um critério de seleção será sistemática

  • A amostragem sistemática é realizada da seguinte maneira: ordenamos os dados (pode ser qualquer ordenação; por exemplo, ordem alfabética) e, em seguida, vamos selecionando os elementos de 7 em 7, ou de 10 em 10, ou de 20 em 20, etc. Imagine que temos uma lista de 1.000 nomes e queremos estimar a média das alturas.

    Poderíamos então escrever esses nomes em ordem alfabética e, em seguida, selecionar o 1º, o 11º, o 21º, e assim por diante.

    Prof: Guilherme Neves

  •  Amostra Aleatória Sistemática: apenas o primeiro elemento da amostra é escolhido aleatoriamente. Todos os demais são escolhidos somando uma razão constante.

     Amostra Aleatória SimplesUtilizam-se números aleatórios para selecionar os elementos da amostra.

    Amostra Aleatória por Conglomerados: divide-se a população em grupos, porém, bem menores que um estrato. Ainda sobre a amostragem por conglomerados, todos os elementos de um conglomerado são selecionados para a amostra. Porém, nem todos os conglomerados, necessariamente, participam dela.

    Na questão: o conglomerado foi a escola e os elementos foram os alunos.

     Amostra Aleatória Estratificada: Consiste em dividir a sua população em estratos. Os estratos devem ser reunidos por características em comum, de modo que sejam mais homogêneos que a população inteira.