-
A) O ideal da educação platônica é tirar o homem da escuridão do mundo das ideias e trazê-lo para a realidade.
Errada! Platão foi um filósofo idealista, por isso não pretendia tirar o homem do mundo das ideias. O que ele dizia era que o homem precisa passar da ilusão dos sentidos para contemplar a realidade.
B) Para Santo Agostinho, deve-se aprender fazendo e isso depende de um esforço exclusivo do homem.
Errada! Para Santo Agostinho, “aprender é recordar” (assim como para Platão). Nesse sentido, desenvolveu a teoria da iluminação divina, com a qual acreditava que Cristo funcionava como mestre interior, dessa forma, Ele seria o responsável pela aprendizagem. Portanto, para este pensador, a aprendizagem não depende de um esforço exclusivo do homem, mas sim de uma iluminação divina.
C) Gramsci defende que a educação deve ser realizada em função daquilo que o mercado de trabalho necessita.
Errada! Gramsci, que foi um pensador socialista, considerava que a educação se constituía em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade. Não há o que se falar, portanto, em educação para o mercado de trabalho.
D) De acordo com Dewey e os defensores da escola nova, a educação é um processo natural no qual a teoria prevalece sobre a prática.
Errada! Dewey foi defensor a Escola Ativa, que propunha a aprendizagem através da atividade pessoal do aluno. Portanto, não há prevalência da teoria sobre a prática.
E) Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.
Certa! Para Rousseau, a educação é um processo natural, fundamentado no desenvolvimento interno da criança (do aluno); seus interesses e necessidades imediatas é que determinam a organização do estudo e o seu desenvolvimento, de modo que a educação cumpra não apenas o papel de instruir, mas também o de permitir que a natureza desabroche na criança, não devendo reprimir ou modelar. Portanto, para este pensador, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.
GABARITO: alternativa “E”
-
Essa foi no chute...
Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.
-
Essa questão requer conhecimentos sobre a dimensão filosófica da educação. Para respondê-la, o candidato deve indicar a afirmativa correta a respeito dos aspectos relacionados à dimensão filosófica da educação.
A) O ideal da educação platônica é tirar o homem da escuridão do mundo das ideias e trazê-lo para a realidade.
ERRADO – Para Platão, não há escuridão no mundo das ideias. Ele é imutável, eterno e real.
É no mundo sensível, ou dos sentidos, que os objetos são ilusórios, passageiros, caracterizados pela mutabilidade. A verdade, a realidade, estão no mundo das ideias.
B) Para Santo Agostinho, deve-se aprender fazendo e isso depende de um esforço exclusivo do homem.
ERRADO - Para Santo Agostinho, a ideia do conhecimento da verdade não depende de um esforço exclusivo do homem, estando relacionada ao ideal cristão da busca de Cristo e da sabedoria. As verdades do mundo sensível estão unidas às verdades da razão por meio da graça divina. O conhecimento verdadeiro é previamente iluminado por uma luz proveniente de Deus que atua possibilitando o conhecimento das verdades eternas. Portanto, o homem só aprende em seu interior quando recorre a Deus, ou seja, quando confere o que lhe chega por meio dos sentidos com a verdade apresentada por Deus à sua mente, sendo que seu entendimento se dá com o auxílio da iluminação que recebeu
C )Gramsci defende que a educação deve ser realizada em função daquilo que o mercado de trabalho necessita.
ERRADO - Gramsci defende que a educação deve ser socialmente igualitária, propondo uma educação igual para todos. Tal educação deve ser oferecida pelo Estado e ter a cultura, o conhecimento científico e a autogestão política como parâmetros.
D) De acordo com Dewey e os defensores da escola nova, a educação é um processo natural no qual a teoria prevalece sobre a prática.
ERRADO - Dewey concebia a educação como uma necessidade social, sendo um elemento primordial para a construção e manutenção de uma sociedade pautada em ideais de justiça, democracia e de igualdade de oportunidades.
E) Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.
CORRETO – Para Rousseau, a educação deve estar de acordo com a natureza, valorizar a liberdade e buscar o desenvolvimento absoluto das faculdades do homem, de forma que ele seja educado para si mesmo. De acordo com o filósofo, para que a educação possa contemplar aquilo que é natural no homem e permitir o desenvolvimento absoluto de suas faculdades, deve seguir o caminho e as regras da natureza.
Portanto, a letra E é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque, a educação é um processo natural, fundamentado no desenvolvimento interno da criança (do aluno)
-
Para o iluminista Rousseau, o homem nasce bom e vive em harmonia com a natureza, mas a sociedade(incluindo a instituição escola) o corrompe.