Para responder essa questão, deve-se indicar a opção correta a respeito da comunicação e da interação grupal no processo de planejamento.
A) O ruído na comunicação é gerado por barreiras impeditivas, tais como a empatia e a lateralidade entre emissores e receptores.
ERRADO – A empatia e a lateralidade entre emissores e receptores não são barreiras impeditivas para a comunicação. Entre as barreiras impeditivas para a comunicação estão o egocentrismo, a timidez, a dificuldade de expressão, o uso de suposições, as distrações e a escolha inadequada do momento, do receptor, do local e do meio da mensagem. Qualquer aspecto que venha a diminuir ou interferir negativamente na comunicação pode ser considerado um ruído. De acordo com Gil (2001), existem elementos geradores de ruído tanto na emissão quanto na recepção da mensagem. Para ele, entre as barreiras originadas pelo emissor da mensagem estão os problemas de codificação, a comunicação múltipla, a falta de clareza em suas ideais, as suposições acerca do receptor e o bloqueio emocional. Já entre as barreiras originadas pelo receptor da mensagem, estão o desinteresse, a audição seletiva, a avaliação prematura e preocupação com a resposta, os preconceitos e estereótipos e o comportamento defensivo.
B) Para a transferência de informação, a comunicação é simétrica, linear e completa, a depender do emissor, do receptor e da fidelidade à mensagem.
ERRADO – Para a transferência de informação, a comunicação é assimétrica. O emissor transmite a mensagem para um receptor que atua de forma passiva. É um modelo linear, simplificado e incompleto, uma vez que compreende que cabe ao emissor a tarefa de definir o significado das mensagens repassando-o aos demais.
C) Existe uma estruturação hierárquica entre os fluxos de comunicação; a interação do grupo, no entanto, independe da interferência direta dessa estruturação.
ERRADO – De acordo com Kunsch (2003), os fluxos de informação no ambiente organizacional podem ser descendentes (do topo para a base); ascendentes (da base para o topo); horizontais (que ocorrem horizontalmente entre as partes); transversais (interação entre diferentes áreas e pessoas); e circulares (que englobam todos os níveis). Os fluxos de informação mais frequentes no ambiente organizacional tendem a estruturar-se de três formas: Através da comunicação vertical descendente; da comunicação vertical ascendente; e da comunicação horizontal. Esses fluxos dependem do organograma e das relações de poder estabelecidas dentro da organização, sofrendo interferência direta da sua estruturação hierárquica.
D) Segundo o modelo transacional de comunicação organizacional, são imprescindíveis o significado da mensagem recebida e o comportamento manifestado.
CORRETO – Diferentemente do modelo de transferência de informação, o modelo transacional considera como a mensagem é recebida e entendida, sendo o receptor o responsável por desconstruir/construir o significado da mensagem recebida. Esse modelo enfatiza o feedback, especialmente o que se dá através da manifestação não verbal. Dessa forma, há interesse não apenas no feedback expresso verbalmente, mas também no comportamento manifestado.
E) No ambiente organizacional, a comunicação constitui um meio integrador das partes, cuja abrangência intraorganizacional pode ser ascendente, descendente, bilateral ou feedback.
ERRADO – De acordo com Kunsch (2003), os fluxos de informação no ambiente organizacional podem ser descendentes (do topo para a base); ascendentes (da base para o topo); horizontais (que ocorrem horizontalmente entre as partes); transversais (interação entre diferentes áreas e pessoas); e circulares (que englobam todos os níveis). Contudo, frequentemente, a comunicação nas organizações acontece por meio dos três fluxos: ascendente, descendente e horizontal.
Fonte: GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada, São Paulo, Summus, 2003.
Portanto, a letra D é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra D.