SóProvas


ID
3360478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e à relação entre professor e aluno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, o candidato deve indicar a opção que apresenta a afirmativa correta sobre o processo de ensino-aprendizagem e a relação entre professor e aluno. 

    A) Um bom plano de aula e objetivos claros são suficientes para que se alcance satisfatoriamente uma boa interação nos aspectos socioemocionais. 
    ERRADO - Em uma perspectiva de formação integral do estudante, o trabalho pedagógico deve considerar tanto as competências cognitivas como as competências socioemocionais. Um bom plano de aula e objetivos claros NÃO são suficientes para que se alcance satisfatoriamente uma boa interação nos aspectos socioemocionais, que devem ser contemplados nos currículos escolares. Os aspectos socioemocionais estão ligados ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. Para tal, é necessária a promoção da educação socioemocional, com a realização de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências como a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e de tomada de decisão responsável. Para que tais competências sejam trabalhadas, é imprescindível que o docente tenha clareza sobre elas, de modo a estimular, apoiar e acompanhar os alunos no seu exercício. 

    B) O processo cognoscitivo se refere aos vínculos afetivos entre professor e aluno. 
    ERRADO – Os vínculos afetivos entre professor e aluno contribuem para o processo cognoscitivo, mas estão relacionados aspectos socioemocionais dessa interação. O processo cognoscitivo se refere à capacidade de percepção, raciocínio e armazenamento das informações captadas pelos sentidos. 

    C) A autoridade docente deve cercear a relação educativa, de modo que os alunos se tornem dependentes do professor. 
    ERRADO – A relação educativa deve promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A autoridade é diferente de autoritarismo e rigidez, não visa cercear a relação educativa. O professor com autoridade é aquele que media o processo educativo dos alunos, sem que suas práticas venham a cerceá-los ou desrespeitá-los. A autoridade docente é construída na relação pedagógica, onde a legitimidade dessa autoridade se dá através da explicitação das razões das escolhas e ações docentes, que, por sua vez, devem ser pautadas pelos princípios da justiça, da coletividade e do bem comum. De acordo com Aquino (1996), pode-se dizer que alguém tem autoridade quando seus enunciados e suas ordens são considerados legítimos por quem ouve e obedece. 

    D) A interação professor-aluno é fundamental para a organização da situação didática e para que se atinjam os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. 
    CORRETO – A relação entre professor e alunos é um aspecto fundamental da organização da situação didática, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. Essa relação estimula o desenvolvimento do aluno, podendo facilitar o processo de aprendizagem. Segundo Paulo Freire (2003), é preciso uma postura dialógica, aberta e não apassivadora na relação professor- aluno. Ainda de acordo com o autor, quando o professor entra em uma sala de aula deve estar aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, às suas inibições. Deve ser um sujeito crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tem, sabendo que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. 

    E) O trabalho docente deve ser unidirecional, pois, dessa forma, são reduzidas as dificuldades que os alunos encontram para assimilar os conhecimentos. 
    ERRADO - A relação entre professor e aluno é fundamental para o processo de aprendizagem. De acordo com Libâneo (1994), o docente não se limita a transmitir informações ou fazer perguntas, ele também ouve os alunos. Ele precisa dar atenção aos educandos e cuidar para que não só aprendam o conteúdo ensinado, mas também aprendam a dar respostas, se expressar e expor opiniões. O trabalho docente nunca é unidirecional. As respostas e opiniões dos alunos evidenciam as suas reações à prática do professor, bem como as dificuldades que encontram no processo de assimilação dos conhecimentos, contribuindo para que o docente possa avaliar e redirecionar a sua prática. 

    Fontes: AQUINO, J.G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: J.G. AQUINO (org.), Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1996. 
    FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 
    LIBÂNEO, J. C. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB: D

    A boa interação professor-aluno favorece uma melhor aprendizagem.