Para responder essa questão, o candidato deve indicar a opção correta a respeito da ação pedagógica e do trabalho com projetos.
A) O emprego de projetos que aproximam a escola e o professor da realidade e da identidade do estudante reforça a função da escola de apenas ensinar conteúdos.
ERRADO - O emprego de projetos que aproximam a escola e o professor da realidade e da identidade do estudante demonstram que a função da escola pode e deve romper as barreiras do tradicional, utilizando-se de estratégias que englobam diversas disciplinas e conhecimentos. Tal proposta visa a ressignificação do ambiente escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e suas variadas dimensões. A pedagogia de projetos permite gerar situações problemáticas, reais e diversificadas, onde os educandos podem decidir, opinar e debater, construindo sua autonomia, sua cidadania e seu compromisso com a sociedade. De acordo com Leite (1996), nessa perspectiva, ensinar vai além de repassar conteúdos prontos, que deixam de ser um fim em si mesmos e passam a contribuir para o desenvolvimento e a formação do educando e de sua forma de interagir com a realidade.
B) A pedagogia de projeto chegou ao Brasil a partir dos estudos de Paulo Freire.
ERRADO – A Pedagogia de Projetos surgiu a partir das ideias de John Dewey, que defendia que o pensamento tem sua origem numa situação problemática. Ela chegou ao Brasil junto ao movimento da Escola Nova, tendo seus princípios disseminados por educadores como Anísio Teixeira e Lourenço Filho.
C) A pedagogia de projeto se caracteriza por sua força motivadora e geradora de aprendizagens de situações reais.
CORRETO – Conforme pontua Hernandez (1998), o projeto tem como objetivo tornar o processo de ensino e aprendizagem real e atrativo ao estudante, sem a imposição de conteúdos de maneira autoritária. Consiste em uma pesquisa ou investigação sobre um tema de interesse dos educandos, abrindo espaço para a pergunta, a inquietação, a dúvida e a curiosidade, o que possibilita a construção de conhecimento acerca do assunto trabalhado. A partir de questões do cotidiano dos estudantes, é possível aproximar a teoria da realidade vivenciada por eles, criando situações problemáticas, reais e diversificadas. Esse tipo de abordagem estimula nos educandos a capacidade de debater e opinar, bem como o poder de decisão, favorecendo o desenvolvimento da sua autonomia e a sua formação integral.
D) A proposta do trabalho por projetos deve assegurar a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais, deixando em segundo plano os aspectos cognitivos dos educandos.
ERRADO - A proposta do trabalho por projetos não deixa em segundo plano os aspectos cognitivos dos educandos. Visa integrar todos esses aspectos, necessários à formação integral dos educandos, contribuindo tanto para a sua vida escolar como para a sua vida social.
E) O trabalho com projetos exige uma postura técnica que se sobrepõe a uma postura metodológica de ensino.
ERRADO - O trabalho com projetos não exige uma postura técnica que se sobrepõe a uma postura metodológica de ensino. A pedagogia de projetos objetiva ultrapassar os limites do ensino tradicional, ressignificando o ambiente escolar e transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e suas variadas dimensões.
Fontes: HERNÁNDEZ, F. Os Projetos de Trabalho e a necessidade de transformar a escola. In: Revista Presença Pedagógica n. 20 e 21, mar/abr 1998 e mai/jun 1998.
LEITE, L. H. A. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, 1996.
Portanto, a letra C é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra C.