A questão em análise nos questiona sobre uma ferramenta da qualidade capaz de efetuar o mapeamento e a modelagem de processos por meio de símbolos ligados por setas. Vamos analisar cada uma das ferramentas em busca daquela que se encaixa na descrição apresentada no enunciado da assertiva.
A - INCORRETA. Como o assunto abordado foi ferramentas da qualidade, creio que alternativa em questão esteja se referindo ao gráfico/carta de controle ou, também conhecido, Controle Estatístico de um Processo. Essa ferramenta é utilizada para monitorar a evolução do desempenho de estatístico de um processo, quantificando a frequência que alguns eventos acontecem em certo período.
B - INCORRETA. O Diagrama de Dispersão, uma das sete ferramentas da qualidade, pode indicar, uma correlação entre duas variáveis, estudando a correspondência entre elas. Tem o objetivo de mostrar a alteração sofrida por uma variável quando outra se altera ou modifica (MOREIRA, 2016).
C - CORRETA. Considerado uma das sete ferramentas da qualidade, o Fluxograma é utilizada para fazer o mapeamento e a modelagem de processos. Essa ferramenta descreve graficamente um processo ou atividade desenvolvida por meio de símbolos.
D - INCORRETA. O Histograma é um gráfico que mostra a distribuição de dados por categoria, representado distribuição de frequência e da variação que existe e dos resultados de um processo.
E - INCORRETA. O Diagrama de Pareto também é uma das sete ferramentas da qualidade. Esse diagrama ressalta a importância dos dados considerados vitais em contraste com aqueles de menor importância para a organização. Fundamenta-se na regra 80-20, em que se considera que 80% dos efeitos de um fenômeno tem origem em apenas 20% das caudas. Daí, a priorização se concentrará nos 20%, pois eles têm uma relevância maior.
Após analisar as alternativas acima, notamos que a ferramenta adequada para mapear e modelar processos é o Fluxograma, alternativa "C".
GABARITO: C
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral para Concursos Públicos. Salvador: Juspodivm, 2016.