SóProvas


ID
3360847
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Diversos fatores podem fazer com que o valor contábil de um ativo não corresponda ao seu valor justo.Assim, se após o reconhecimento inicial de uma classe de ativo imobilizado ou intangível a entidade adotar esse método de mensuração, é necessário que periodicamente esses bens passem por um processo visando adequar o seu valor contábil. A alternativa que contém uma declaração verdadeira sobre a reavaliação de um ativo imobilizado é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Então, não concordo com o gabarito. Na letra "E" imaginei aquele caso típico de quando uma empresa adquire um carro USADO, com mais de 7 anos de uso, para a realização de suas tarefas .

  • CPC 27 - Imobilizado

    35.   Quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, o valor contábil do ativo deve ser ajustado para o valor reavaliado. Na data da reavaliação, o ativo deve ser tratado de uma das seguintes formas:

    (a)     o valor contábil bruto deve ser ajustado de forma que seja consistente com a reavaliação do valor contábil do ativo. Por exemplo, o valor contábil bruto pode ser ajustado em função dos dados de mercado observáveis​​, ou pode ser ajustado proporcionalmente à variação no valor contábil. A depreciação acumulada à data da reavaliação deve ser ajustada para igualar a diferença entre o valor contábil bruto e o valor contábil do ativo após considerar as perdas por desvalorização acumuladas; ou

    (b)    a depreciação acumulada é eliminada contra o valor contábil bruto do ativo.

               O valor do ajuste da depreciação acumulada faz parte do aumento ou da diminuição no valor contábil registrado de acordo com os itens 39 e 40

    Gabarito: Letra D

  • A - Some a depreciação

    B - É simultânea, não em sequência

    C - Precisa sim ser feita em toda a classe

    D - GABARITO

    E - Custo de reposição, não histórico.