SóProvas


ID
3361402
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Por ocasião da emissão do Relatório de Auditoria, os auditores concluíram que houve limitação na amplitude do seu trabalho. O tipo de opinião é adequado para o caso é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Se houve limitação na amplitude do trabalho, então o auditor não conseguiu verificar todos os objetos possíveis, desse modo ele deve emitir uma opinião adversa ou com abstenção.

    Adversa, se ele conclui que se houvessem distorções, elas seriam relevantes e generalizadas.

    Com abstenção, se ele conclui que se houvessem distorções, elas não seriam generalizadas.

    Fonte:

    NBC TA 700 - Item 17. O auditor deve modificar sua opinião, de acordo com a NBC TA 705, se: (a) concluir, com base em evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções relevantes; ou (b) não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto não apresentam distorções relevantes.

    NBC TA 705 - Item 7 O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando: (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou (b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados. 

    NBC TA 705 - Item 9 O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados. 

  • Negativa de opinião : abstenção de opinião.

  • Ao não conseguir formar uma opinião sobre as possíveis distorções de um objeto, o auditor emite opinião com ressalvas se essa possível distorção for não generalizada. Se for generalizada, deve se abster.