-
Resposta: B
O estágio supervisionado, como síntese de múltiplas determinações da formação e exercício profissional, expressa o movimento teórico-prático da profissão, e juntamente ao processo de supervisão, os desafios enfrentados pela categoria profissional. O compromisso de construir uma formação profissional de qualidade e coerente com o Projeto Ético Político do Serviço Social, e com ela, a supervisão de estágio de forma direta e sistemática na sua totalidade, requer pensar, necessariamente, o estágio para além de carga horária, mas como espaço de síntese dialética da formação e trabalho profissional, o que torna imperativo uma boa dose de utopia, pois sem esta, concordando com , p. 84), "não há educação, nem futuro humano".
Dessa maneira, refletindo sobre os significados, textos e contextos da supervisão de estágio em Serviço Social, é imperativo o compromisso da categoria profissional na construção de possibilidades para seu fortalecimento, o que denota envolvimento com a educação permanente da categoria, visando qualificar o processo de supervisão e a consolidação da PNE na sua totalidade.
CAPUTI, Lesliane. Supervisão de estágio em Serviço Social: significâncias e significados. Rev. katálysis [online]. 2016, vol.19, n.3 [cited 2020-02-06], pp.389-394. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300389&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1982-0259. http://dx.doi.org/10.1590/1414-49802016.003.00009.
-
Discordo da assertiva, quando coloca o processo de supervisão do estagiário como um desafio enfrentado pela categoria profissional.
A letra "B" foi muito mal formulada.
-
Também discordo da assertiva...
-
Se supervisionar em consonância com o PEP não é um desafio para a categoria, eu não sei o que pode ser então, Marcos.
-
GABARITO: LETRA B
? O estágio supervisionado, como síntese de múltiplas determinações da formação e exercício profissional, expressa o movimento teórico-prático da profissão, e juntamente ao processo de supervisão, os desafios enfrentados pela categoria profissional. O compromisso de construir uma formação profissional de qualidade e coerente com o Projeto Ético Político do Serviço Social, e com ela, a supervisão de estágio de forma direta e sistemática na sua totalidade, requer pensar, necessariamente, o estágio para além de carga horária, mas como espaço de síntese dialética da formação e trabalho profissional, o que torna imperativo uma boa dose de utopia, pois sem esta, concordando com FRIGOTTO (2001, p. 84), "não há educação, nem futuro humano".
? Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300389
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Olá caras (os) companheiras (os)!
a) INCORRETA - Formação e trabalho profissional, que são as faces de uma mesma atividade curricular, demandam dialeticamente respostas e reflexões próprias do arcabouço teórico-prático que constituem supervisão de campo e acadêmica. CORREÇÃO: Supervisão de campo e acadêmica enquanto faces de uma mesma atividade curricular, dialeticamente demandam, por exemplo, respostas e reflexões próprias do arcabouço teórico-prático que constituem formação e trabalho profissional.
b) CORRETA - O estágio supervisionado, como síntese de múltiplas determinações da formação e exercício profissional, expressão movimento teórico-prático da profissão e, juntamente ao processo de supervisão, os desafios enfrentados pela categoria profissional.
c) INCORRETA - As supervisões de campo e acadêmica, apesar de suas particularidades, são consideradas momentos extremamente similares e, por isso, constituem o mesmo processo, que é o estágio supervisionado.
CORREÇÃO: As supervisões de campo e acadêmica tem suas particularidades. São momentos distintos que constituem intrinsecamente o mesmo processo, que é o estágio supervisionado. Logo, ambos/as supervisores/as devem dialogar e identificar as particularidades de suas respectivas proposições. Não desconsiderando, é claro, que a supervisão de campo tem uma dinâmica mais rápida que a supervisão acadêmica.
d) Ao supervisor de campo cabe afinar com o estagiário os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos da profissão, visto que é nesse momento que os estagiários levam as angústias e dinâmicas do campo de estágio para a sala de aula.
CORREÇÃO: À supervisão acadêmica cabe afinar com o/a estagiário/a, os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos da profissão; afinal, é na supervisão acadêmica que os/a estagiários/a levam as angústias e dinâmicas do campo de estágio para a sala de aula.
e) A supervisão dispensa uma relação de unidade e demanda uma relação de diálogo pontual entre supervisor de campo, supervisor acadêmico e estagiário. Requer também a construção individual de uma proposta de estágio e do processo de supervisão direta e sistemática.
CORREÇÃO: A perspectiva de superação concebe o estágio e a supervisão como indissociáveis, unidades indissolúveis. E, nesta lógica, também a indissociabilidade entre supervisão de campo e supervisão acadêmica. Desse modo, a supervisão que compõe o projeto de formação é igualmente componente de um projeto de profissão não pode ser compreendida desvinculada dos seus componentes teórico, ético e político, da compreensão do significado social do Serviço Social.
Bibliografia - Caputi, Lesliane. Supervisão de estágio em Serviço Social: significâncias e significados.
Fica a dica: Em todas as opções incorretas, o examinador traçou como estratégia a inversão de conceitos, ou substituição de palavras.
-
Alguém sabe informar a referência da letra (D)?
-
Questão fácil, porém muito mal redigida.