SóProvas


ID
3361675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Pedro chefia o serviço social de uma instituição estadual de saúde. Para que sua equipe formule qualificadas respostas e alternativas de enfrentamento aos muitos desafios e tensões que se põem no cotidiano profissional, ele desenvolve uma gestão com planejamento participativo e consequente execução e avaliação de programas e projetos.
A partir dessa situação hipotética e dos preceitos ético-políticos defendidos no código de ética profissional, assinale a opção correta,considerando o planejamento como um processo técnico-político na atuação profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • Nunca que a resposta seria letra E. QC favor corrigir essa questão. Fica difícil estudar assim.
  • O enunciado fala do planejamento como um processo técnico-político, logo esse "caráter praticista de intervenção" é infundado!

  • Também marquei A. Não compreendi o porquê da D.

  • Eu também não entendi o gabarito e resolvi ver a prova no site do Cebrasp. O gabarito está correto. O que ocorreu foi um erro de digitação na alternativa E. Sendo correto, [...] a qual deve REFUTAR o caráter praticista de intervenção.

  • Eu também não entendi o gabarito e resolvi ver a prova no site do Cebrasp. O gabarito está correto. O que ocorreu foi um erro de digitação na alternativa E. Sendo correto, [...] a qual deve REFUTAR o caráter praticista de intervenção.

  • refutar = contestar, contradizer, discordar ou contrapor.

  • A utilização do planejamento para o desenvolvimento do trabalho dos assistentes sociais da equipe de Pedro garante que interesses coletivos sejam viabilizados e que a população usuária dos serviços prestados participe mais ativamente do processo de tomada de decisões. (Não é possível garantir, no máximo viabilizar)

    B O modelo de planejamento utilizado viabiliza de forma majoritária o alargamento na dimensão técnico-operativa da equipe de Pedro, haja vista que o serviço social é uma profissão essencialmente investigativa.

    C A ferramenta adotada por Pedro permite claras distribuições de responsabilidades: à chefia cabe apresentar o que e o para que fazer, ou seja, as decisões a serem seguidas no planejamento das ações; e à equipe cabe contribuir para o como e o com que fazer das intervenções a serem traçadas.

    D O planejamento e os instrumentos utilizados pela equipe de Pedro são atribuições e competências que devem estar direcionadas a favor da classe empregadora, atentos também ao alcance das metas institucionais e governamentais.

    E O planejamento pode ser reconhecido como uma competência do exercício profissional do assistente social, a qual dever refutar o caráter praticista de intervenção.

    refutar = contestar, contradizer, discordar ou contrapor.

  • O garante da letra A está errado, nao necessariamente a utilizacao do planejamento garantirá os interesses coletivos, o planejamento dele pode seguir outra direção. Ou ainda se o objetivo for garantir os interesses coletivos ele não irá garantir por completo, mas contribuir.

  • GABARITO: LETRA E

    ? O planejamento pode ser reconhecido como uma competência do exercício profissional do assistente social, a qual dever refutar o caráter praticista de intervenção.

    ? Correto, visto que trata de uma prática que deve contestar inexistência de algum referencial teórico (=praticismo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Olá caras (os)  companheiras (os)!

     

    Para materializar aquilo que a profissão se propõe (posicionamento em favor da classe trabalhadora e empenho na construção de uma sociedade mais justa e igualitária social e economicamente), e não cair no chamado “praticismo” o conhecimento da realidade é o ponto de partida, ou seja, a apreensão e o desvelamento de como a “questão social” incide e se manifesta na vida dos indivíduos, bem como o entendimento de que a história é feita pelos sujeitos e pode configurar-se de formas distintas a depender de como se explicita e se configura a correlação de forças nos diferentes contextos históricos.

    A reflexão vide a reforçar o campo teórico que reconhece o planejamento enquanto uma competência do exercício profissional do assistente social, mas que reconhece que tal atribuição deve refutar o caráter “funcional, imediatista e praticista” de intervenção e pautar-se numa perspectiva tensionadora, emancipatória e de liberdade.

     

     

    Referência: Bertollo,Kathiuça. Planejamento em Serviço Social: tensões e desafios no exercício profissional.

  • pensei que tivesse duas certas e nao percebi a pegadinha da A. mas vi que a ultima estava totalmente certa tambem. tem que ler e reler 3 vezes.

  • Letra A: Pegadinha do Malandro.. ié ié
  • "preceitos ético-políticos defendidos no código de ética profissional" direcionei minha resposta relacionando com esta parte do questionamento da questão.

    Gabarito:E