SóProvas


ID
3361681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Cláudio, assistente social, atua junto ao Poder Judiciário na vara de família de sua cidade. Rotineiramente realiza estudos sociais e elabora laudos, relatórios e pareceres sociais para subsidiar processos de disputa de guarda entre pais e mães quese separaram.
Acerca dos instrumentos técnicos citados nessa situação hipotética,assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correção das alternativas:

    A) Diferentemente do parecer social, o laudo pode limitar-se a relatar, descrever e(ou) detectar problemas de ordem emocional dos indivíduos envolvidos no estudo social.

    Sobre o estudo social Magalhães (2001, p.35) relata que O laudo é parte integrante do cotidiano desses profissionais (...) esse laudo não pode se limitar a relatar, descrever ou detectar problemas de ordem emocional. Precisa, também, refletir uma competência ético-política e profissional identificável por seus leitores, seja qual for a área de conhecimento.

    B) O assistente social muitas vezes utiliza o termo parecer ou conclusão; seja qual for o termo utilizado, nem sempre estará embutido um posicionamento profissional.

    Muitas vezes o assistente social utiliza o termo parecer ou conclusão, mas seja qual for o termo utilizado, sempre nele vem embutido um posicionamento profissional.

    C) Ao término do estudo social, o assistente social deve evitar posicionar-se frente à realidade encontrada, ainda que atue com alteridade, e sempre buscar ter esse compromisso com os usuários centrais, que, na disputa de guarda, acabam sendo os filhos, crianças ou adolescentes.

    Após o estudo social, o assistente social deve posicionar-se frente à realidade encontrada, com compromisso, alteridade e sempre buscando ter esse compromisso com os usuários centrais, que na disputa de guarda acabam sendo o(s) filho(s), crianças ou adolescentes.

    D) Elaborar pareceres implica uma postura ética, em fundamentos teórico-metodológicos e em coerência. O assistente social deve centrar-se em aspectos éticos e preservar os envolvidos, e sua intervenção deve ser técnico-pedagógica, desde que realize os juízos de valor que se fizerem necessários.

    O profissional deve centrar-se em aspectos éticos, preservar os envolvidos, a intervenção deve ser técnico-pedagógica, desde que não se façam julgamentos pessoais. Na análise da problemática devese pautar em aspectos do saber profissional e, dessa forma, superar e extrapolar o senso comum.

    E) Alternativa correta

    Texto disponível em:

    O POSICIONAMENTO ÉTICO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PARECER EM PROCESSOS DE DISPUTA DE GUARDA ENTRE PAI E MÃE

    http://ojs.unimar.br/index.php/estudos/article/download/764/415

  • GABARITO: LETRA E

    ? O parecer nos processos de disputa de guarda deve ser a finalização do estudo social. No corpo do relatório, o profissional irá contar e expor a problemática, o posicionamento de cada parte frente a ela, o histórico de vida de cada um, e destes em relação à criança. Irá interpretar falas, dados e situações. Irá analisá-las e, em seguida, se posicionará, emitindo seu parecer, sua opinião sobre a melhor situação para a criança pretendida no processo de disputa de guarda. Sobre isso, Fávero (2003, p.46) afirma, ainda, que uma conclusão ou parecer social deve sintetizar a situação, conter uma breve análise crítica e apontar conclusões ou indicativos de alternativas, do ponto de vista do Serviço Social, isto é, que expresse o posicionamento profissional frente à questão em estudo.

    ? Fonte: http://ojs.unimar.br/index.php/estudos/article/download/764/415

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • RESOLUÇÃO

    (A) Diferentemente do parecer social, o laudo pode limitar-se a relatar, descrever e(ou) detectar problemas de ordem emocional dos indivíduos envolvidos no estudo social.

    Errado. Primeiro que o laudo contém o parecer. Além disso, o laudo social, que é uma atribuição privativa do Serviço Social, logo não trata da dimensão emocional.

    (B) O assistente social muitas vezes utiliza o termo parecer ou conclusão; seja qual for o termo utilizado, nem sempre estará embutido um posicionamento profissional.

    Errado. Uma das características do parecer é justamente o posicionamento. Vamos relembrar a definição: O parecer social pode ser definido como uma exposição sucinta, que aborda objetivamente a questão ou a situação social analisada, [..] e uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo (FAVERO, 2011, p. 47).

    (C) Ao término do estudo social, o assistente social deve evitar posicionar-se frente à realidade encontrada, ainda que atue com alteridade, e sempre buscar ter esse compromisso com os usuários centrais, que, na disputa de guarda, acabam sendo os filhos, crianças ou adolescentes.

    Errado. Não existe neutralidade. Logo, há um posicionamento. O estudo por vezes implica na elaboração de um parecer e esse, necessariamente, implica um posicionamento do assistente social.

    (D) Elaborar pareceres implica uma postura ética, em fundamentos teórico-metodológicos e em coerência. O assistente social deve centrar-se em aspectos éticos e preservar os envolvidos, e sua intervenção deve ser técnico-pedagógica, desde que realize os juízos de valor que se fizerem necessários.

    Errado. A problemática está na segunda parte da afirmação: intervenção técnico-pedagógica, desde que realize os juízos de valor que se fizerem necessários. O caráter socioeducativo da intervenção não tem condicionante. Ele é dado. Além disso, não se trata de fazer juízo de valor. O parecer é embasado em um estudo social. Logo o seu caráter indicativo dado pelo profissional está respaldado nesse mesmo estudo.

    (E) No corpo do relatório social elaborado para um processo de disputa de guarda, o profissional deve contar e expor a problemática, o posicionamento de cada parte frente a ela e o histórico de vida de cada um e o de cada parte em relação à criança. Deverá interpretar falas, dados e situações, bem como analisá-las para, em seguida, emitir seu parecer.

    Correto. Essa alternativa colocou, basicamente, colocou o conteúdo do relatório social e que ao final, ele deve conter um parecer. Vamos ver qual era o conteúdo do relatório: Objeto de estudo; Sujeitos envolvidos e finalidade à qual se destina; Procedimentos utilizados; Breve histórico; Desenvolvimento e análise da situação.

    RESPOSTA: LETRA E