SóProvas


ID
3361699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) é um novo método de prevenção à infecção causada por esse vírus. No Brasil, o Ministério da Saúde considera como populações-chave para o usoda PrEP

I gays e homens que fazem sexo com homens (HSH).
II pessoas
trans.
III indivíduos que fazem uso repetido de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP).
IV indivíduos que apresentam episódios frequentes de infecções
sexualmente transmissíveis.
V trabalhadores(as) do sexo.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "O surgimento, a disseminação e a manutenção de uma epidemia de IST dependem da interação de três fatores:

    • Eficácia da transmissão, fator biológico intrínseco a cada infecção;

    • Taxas de variação de parceria sexual, influenciadas por aspectos socioeconômicos, culturais e comportamentais;

    • Duração da infecção, influenciada por aspectos socioeconômicos, culturais e estruturais, qualidade da rede de saúde e acesso aos serviços.

    Esses fatores não afetam a população de modo uniforme, existindo grupos específicos que requerem uma atenção estrategicamente mais focada, as chamadas populações-chave (gays, HSH, profissionais do sexo, travestis/transexuais e pessoas que usam drogas)".

    FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

  • A PrEP não é para todos. Os médicos prescrevem a PrEP para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV por não usar preservativos nas relações sexuais, principalmente anais. Os públicos prioritários para PrEP são as populações-chave, que concentram a maior número de casos de HIV no país: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores(as) do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

    O simples pertencimento a um desses grupos não é suficiente para prescrição da PrEP. A PrEP poderá ser indicada para pessoas pertencentes aos grupos prioritários citados, que realizaram sexo anal ou vaginal sem preservativo nos últimos seis meses e/ou apresentaram episódios frequentes de IST ou uso repetido da PEP.

    Fonte: aids.gov.br

  • GABARITO: LETRA E

    ? Quem pode usar a PrEP? A PrEP não é para todos. Ela é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se:

    Fizer parte de uma dessas populações-chave: ?   Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); ?   Pessoas trans; ?   Trabalhadores(as) do sexo.

    E, além disso, se você: ?   Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); ?   Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; ?   Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);?   Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

    ? Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/profilaxia-pre-exposicao-prep

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Populações chave:

    1 - pessoas trans

    2- pessoas que usam álcool e outras drogas

    3 - trabalhadores (as) do sexo

    4 - gays e outros HSH

    5 - pessoas privativas de liberdade

    fonte: euprevino.com.br

  • A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é previnir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

    Como funciona a PrEP?

    A PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. A PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção.

    Para quem é indicada a PrEP?

    Os(as) médicos(as) prescrevem a PrEP para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, como:

    Gays e homens que fazem sexo com homens;

    Travestis e transexuais;

    Trabalhadores(as) do sexo;

    Casais sorodiferentes que, por repetidas vezes, têm relações sexuais (anais ou vaginais) sem usar camisinha ou que têm usado a (Profilaxia Pós-Exposição) repetidamente, ou que apresentem infecções sexualmente transmissíveis (IST).

    Quando começar a usar a PrEP?

    Se você estiver dentro dos critérios de indicação para PrEP, converse com um profissional de saúde e veja se a PrEP é indicada para você. Você terá que fazer alguns exames e, se eles estiverem normais, poderá usar a PrEP. 

    Na PrEP, a pessoa deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente a cada três meses.

    O uso do preservativo deve ser abandonado quando se usa a PrEP?

    Não. A PrEP pode ser combinada com outros métodos de prevenção já conhecidos, como o preservativo, que protege contra todas as demais IST.  

    A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método.

    Fonte: wwwaids.gov.br/pt-br/o-que-e-prep

  • O que é PrEP HIV? A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

    Os médicos prescrevem a PrEP para pessoas com maior risco de entrar em contato com o HIV, como as que não usam preservativos em relações sexuais, principalmente anais.

  • Conforme nós estudamos, O Ministério da Saúde aponta como populações chaves os seguintes grupos populacionais para fazer uso da PreP: Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); Pessoas trans e Trabalhadores(as) do sexo. Além deles, o ministério descreve episódios contumazes que podem ocorrer com determinados indivíduos: deixar de usar, frequentemente, camisinha em suas relações sexuais; ter relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; fazer uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e apresentar episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

    RESPOSTA: LETRA E