SóProvas


ID
3362791
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com o intuito de priorizar o atendimento aos pacientes pela avaliação de sua situação de saúde e riscos apresentados, alguns protocolos estão sendo empregados mundialmente com o intuito de realizar o acolhimento e a classificação de risco do paciente. Nesse sentido, pode-se citar o protocolo de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco, lançado em 2004 pelo Ministério da Saúde, que busca estabelecer uma ordem de atendimento baseado no risco do paciente e seu estado de saúde, de forma que o paciente poderá ser classificado em quatro níveis ou cores. Cada cor simboliza o estado do paciente e determina a gravidade do caso e prioridade para que o atendimento ocorra. Assim, é correto afirmar que um paciente politraumatizado com Glasgow entre 13 e 15, sem alterações de sinais vitais, deve ser classificado como nível de atendimento

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Ministério da Saúde (2004), a classificação de risco se dará nos seguintes níveis:

    Vermelho: prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.

    Amarelo: prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.

    Verdes: prioridade 2 – prioridade não urgente.

    Azuis: prioridade 3 – consultas de baixa complexidade – atendimento de acordo com o horário de chegada.

  • Letra C - Amarelo

    Vermelho: prioridade zero – emergência (15 min), necessidade de atendimento imediato: Encaminhar diretamente para a sala de ressuscitação e avisar a equipe médica, acionamento de sinal sonoro. não perder tempo com classificação. atendimento em 15 minutos. em morte iminente. (exemplo: parada cardiorrespiratória, infarto, politrauma, choque hipovolêmico, etc.)

    Amarelo: prioridade 1 – urgência (30 min), atendimento o mais rápido possível. Encaminhar para consulta médica imediata; urgência, avaliação em, no máximo, 30 minutos. Elevado risco de morte.  (exemplo: trauma moderado ou leve, tce sem perda da consciência, queimaduras menores, dispnéia leve a moderada, dor abdominal, convulsão, cefaléias, idosos  e grávidas sintomáticos, etc.)

    Verdes: prioridade 2 – prioridade não urgente (01 hora). Encaminhar para consulta médica, urgência menor. avaliação em, no máximo, 1 hora. reavaliar periodicamente. sem risco de morte. (exemplo: ferimento craniano menor, dor abdominal difusa, cefaléia menor, doença psiquiátrica, diarréias, idosos e grávidas assintomáticos, etc.)

    Azuis: prioridade 3 – consultas de baixa complexidade (01 hora) – atendimento de acordo com o horário de chegada. Encaminhar para consulta médica, urgência menor. Avaliação em, no máximo, 1 hora. Reavaliar periodicamente. Sem risco de morte. (exemplo: ferimento craniano menor, dor abdominal difusa, cefaléia menor,  doença psiquiátrica, diarréias, idosos e grávidas assintomáticos, etc.)