SóProvas


ID
3362800
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) acomete milhões de pessoas em todo o mundo, sendo importante o diagnóstico precoce e tratamento adequado das pessoas acometidas por essa doença. No entanto, alguns casos de HAS são mais difíceis de diagnosticar, como a Hipertensão do Avental Brando e a Hipertensão Mascarada, sendo importante empregar estratégias que permitam a verificação da pressão arterial (PA) em mais de um momento, podendo-se realizar, então, a medição residencial da PA (MRPA) e a monitorização ambulatorial da PA (MAPA). Acerca dessas técnicas, analise as afirmativas a seguir:

I. A MRPA é feita, preferencialmente, por manômetros digitais pela própria pessoa ou familiares. Recomendam-se três medidas pela manhã, antes do desjejum e da tomada de medicamento, e três à noite, antes do jantar, durante cinco dias, ou duas medidas em cada sessão durante sete dias.

II. A MAPA é feita por aparelhos validados que empregam o método oscilométrico. Afere a pressão por dezenas de vezes nas 24 horas, registrando o comportamento da pressão arterial durante o período do sono.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Apesar de NÃO concordar a letra D está correta - e ambas as afirmativas estiverem corretas.

    Pois na IV Diretriz Brasileira de Cardiologia diz o seguinte:

    A MRPA é o registro da PA, que pode ser realizado obtendo-se três medidas pela manhã, antes do desjejum e da tomada de medicamento, e três à noite, antes do jantar, durante cinco dias, ou duas medidas em cada sessão, durante sete dias, realizada pelo paciente ou outra pessoa capacitada, durante a vigília, no domicílio ou no trabalho, com equipamentos validados. Não há, nesse momento, protocolos universalmente aceitos para a MRPA.

    A MAPA é o método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas ou mais, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais durante os períodos de vigília e sono. Uma das suas características mais específicas é a possibilidade de identificar as alterações do ciclo circadiano da PA, sobretudo as alterações durante o sono, que têm implicações prognósticas consideráveis. Tem-se demonstrado que este método é superior à medida de consultório em predizer eventos clínicos, tais como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência renal e retinopatia (B)36. São consideradas anormais as médias de PA de 24 horas > 125 x 75 mmHg, vigília > 130 x 85 mmHg e sono > 110/70 mmHg.

  • Letra D correta

    Segundo o Caderno de Atenção Básica número 37

    A Mapa é feita por aparelhos validados que empregam o método oscilométrico. Afere a pressão por dezenas de vezes nas 24 horas, registrando o comportamento da pressão arterial durante o período do sono. A MRPA é feita, preferencialmente, por manômetros digitais pela própria pessoa ou familiares. Recomendam-se três medidas pela manhã, antes do desjejum e da tomada de medicamento, e três à noite, antes do jantar, durante cinco dias, ou duas medidas em cada sessão durante sete dias (PARATI et al., 2010). Página 32