Nas operações de uma empresa, existem dois tipos principais de grupos de documentos: os documentos do arquivo ativo, que são necessários para execução de tarefas do cotidiano da empresa — como tabelas de preços, fichas de profissionais ativos, detalhamento de equipamentos, entre outros.
E o arquivo inativo, que é composto por documentos que apresentam importância para o negócio, como rescisões de contrato, mas que não são consultados ativamente ou que não têm um papel primário na operação da empresa.
Apesar do uso menos frequente, os documentos do arquivo inativo também são de grande importância, já que servem para a comprovação do cumprimento de obrigações e processos. Veja alguns dos casos em que ele é importante:
Além dessas situações, os documentos presentes no arquivo inativo também podem servir como base para análise de inteligência comercial e para compreensão do desenvolvimento do negócio ao longo do tempo.
https://www.eboxdigital.com.br/blog/arquivo-inativo-entenda-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia/
A questão se refere aos Tipos de Arquivo. ( :
Tipos de arquivo
Os arquivos são classificados em três tipos: ativo, inativo e morto. A esses tipos relaciona-se a frequência do uso ou consulta.
• Arquivo morto: onde estão guardados documentos que nunca ou pouquíssimas vezes são consultados. Apesar da condição desse tipo de arquivo, não deve ser considerado depósito de lixo. Existem depósitos próprios para esse tipo de arquivo, como por exemplo: caixas de papelão próprias. (LETRA B)
• Arquivo inativo: armazena documentos com pouca frequência de uso. Uma boa opção para esse tipo de arquivo, quando há grande quantidade de documentos, é a microfilmagem, cujo processo de reprodução fotográfica reduzida atinge 95% do tamanho original do documento. GABARITO
• Arquivo ativo: guarda documentos que são utilizados com muita frequência, documentos em processo de conclusão e, também, do ano letivo. (LETRA A)
Espécies de arquivo
Especificamente, os arquivos de instituições públicas da esfera federal, estadual ou municipal, de atividades administrativas, judiciárias ou legislativas, são classificados em três espécies: correntes, temporários e permanentes.
• Arquivo corrente: blocos de documentos atuais que são consultados com muita frequência, para a realização de tarefas, esclarecimento de dívidas e pesquisas. (LETRA D)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/tecnicas.pdf
Gabarito: letra "c".
Bons estudos a todos! ( :