SóProvas


ID
336682
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a lei que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, classificam-se as contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado como:

Alternativas
Comentários

  • Como Transferência Corrente, de acordo com o parágrafo 2º, art. 12 da Lei 4320:

        § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.
  • RESPOSTA "E"

    Despesas de Transferências Correntes são dotações orçamentárias ou de créditos adicionais "transferidas" a outras entidades com o objetivo de auxiliá-las nas despesas de sua manutenção. São Transferências Correntes: Subvenções Sociais e Econômicas; Contribuições de Previdência Social; Inativos e Pensionistas; Salário-Família e Abono Familiar; Juros da Dívida Pública; etc.

    Despesas de Capital são os gastos de investimento, que produzem um aumento patrimonial equivalente.

    Transferências de capital: transferência de numerário a entidades para que estas realizem investimentos ou inversões financeiras. Nessas despesas, incluem-se as destinadas à amortização da dívida pública. Podem ser:

    Auxílios: se derivadas da lei orçamentária;

    Contribuições: derivadas de lei anterior à lei orçamentária.