SóProvas


ID
3370297
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lesão aguda pulmonar relacionada a transfusão ou a edema pulmonar agudo não cardiogênico é a reação transfusional conhecida pela sigla

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C, TRALI

    FUNDAMENTO:

    LESÃO PULMONAR AGUDA RELACIONADA À TRANSFUSÃO (TRALI): do inglês transfusion-related acute lung injury, apresenta-se com quadro semelhante ao edema agudo de pulmão, porém sem causa cardiogênica associada. O receptor do hemocomponente apresenta insuficiência respiratória aguda e imagem sugestiva de EAP. Além do desconforto respiratório agudo, a imagem apresenta infiltrado pulmonar bilateral sem evidência de sobrecarga circulatória, associado à hipoxemia com saturação de oxigênio <90% em ar ambiente.

    Esse quadro, geralmente, instala-se nas primeiras 6 horas após o início da transfusão. 

     

    Pode resultar de múltiplos mecanismos. Uma das causas é a presença de anticorpos do doador contra antígenos HLA ou neutrofílicos, que reagem com os leucócitos do receptor, resultando em eventos que culminam com o aumento da permeabilidade da microcirculação pulmonar, permitindo a passagem de líquidos para os alvéolos. 

     

    Quadro clínico: grave desconforto respiratório, hipotensão e edema pulmonar bilateral. Em alguns casos, há febre. 

    O tratamento baseia-se na reversão da hipoxemia, por meio da oxigenoterapia e da VM. O estímulo à diurese é contraindicado. A taxa de mortalidade é de 10%. 

    FONTE: LIVRO ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA. DELAINE FIDLARCZYK e SONIA SARAGOSA FERREIRA. MEDBOOK, 2008.

  • Lesão pulmonar aguda associada à transfusão (transfusion-related acute lung injury, TRALI) é uma complicação clínica grave relacionada à transfusão de hemocomponentes que contêm plasma.  É manifestada tipicamente por dispnéia, hipoxemia, hipotensão, febre e edema pulmonar não cardiogênico, que ocorre durante ou dentro de 6 h, após completada a transfusão. Embora o exato mecanismo não tenha sido totalmente elucidado, postula-se que TRALI esteja associada à infusão de anticorpos contra antígenos leucocitários (classes I ou II ou aloantígenos específicos de neutrófilos) e a mediadores biologicamente ativos presentes em componentes celulares estocados.

    Fonte:

    FABRON JUNIOR, Antonio; LOPES, Larissa Barbosa; BORDIN, José Orlando. Lesão pulmonar aguda associada à transfusão. J. bras. pneumol., São Paulo , v. 33, n. 2, p. 206-212, Apr. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000200016&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Feb. 2020.  .