SóProvas


ID
3370300
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A coleta de amostras de sangue deve preferencialmente ser realizada por acesso venoso exclusivo para transfusão. Caso seja selecionado acesso venoso preexistente, deve-se desprezar o fluxo inicial de sangue, para posterior coleta da amostra, equivalente a

Alternativas
Comentários
  • A coleta de amostras de sangue deve preferencialmente ser realizada por acesso venoso exclusivo para transfusão. Caso seja selecionado acesso venoso pré-existente, deve-se desprezar o fluxo inicial de sangue (equivalente a 5 ml) para posterior coleta da amostra. Preferencialmente, coletar amostra por meio de dispositivo com vácuo (deve-se evitar abrir o tubo para transferência do conteúdo coletado. Caso esta ação seja imprescindível, realizar a transferência do conteúdo da seringa sem o uso da agulha, e deixar o conteúdo escorrer por meio da parede interna do tubo, para evitar hemólise da célula).

    Fonte: Guia de condutas Hemoterápicas

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Exames Laboratoriais e informações pertinentes sobre Hemotransfusão.

    A seleção de acesso venoso para coleta de amostra para provas pré-transfusionais em paciente que possuem acesso venoso pré-existente, é importante avaliar sinais de infiltração, inflamação, infecção, interação com soluções parenterais, duração da terapia medicamentosa, compatibilidade para infusão do hemocomponente. NENHUM MEDICAMENTO PODE SER INFUNDIDO CONCOMITANTE À BOLSA DO HEMOCOMPONENTE, NEM SER INFUNDIDO EM PARALELO. Soluções de glicose 5% podem causar hemólise das hemácias, enquanto soluções de ringer lactato podem ocasionar formação de coágulos pela presença de cálcio.

    Segundo o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos, no Manual Prático de Hemoterapia, a coleta de amostras de sangue deve preferencialmente ser realizada por acesso venoso exclusivo para transfusão. Caso seja selecionado acesso venoso preexistente, deve-se DESPREZAR O FLUXO INICIAL DE SANGUE EQUIVALENTE A 5 ML para posterior coleta da amostra. Caso a amostra não seja coletada por meio de dispositivo com vácuo, realizar a transferência do conteúdo da seringa sem o uso da agulha, e deixar o conteúdo escorrer por meio da parede interna do tubo, para evitar hemólise da célula.

    Gabarito do Professor: Letra C. 

    Referencia: Serviços de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos. MANUAL PRÁTICO DE HEMOTERAPIA. 2015. Disponível em http://www.shhsjc.com.br/manual-pratico-de-hemoter... Acessado em 03/04/2020.