SóProvas


ID
3370309
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A coleta de sangue arterial ou venoso para análise dos gases sanguíneos requer cuidados na escolha do material adequado a ser utilizado na coleta, na conservação da amostra e no transporte imediato ao laboratório. A esse respeito, é correto afirmar que a melhor opção consiste na utilização de uma seringa previamente preparada com

Alternativas
Comentários
  • A coleta de sangue arterial ou venoso para análise dos gases sanguíneos requer cuidados na escolha do material adequado a ser utilizado na coleta, na conservação da amostra e transporte imediato ao laboratório. A melhor opção está na utilização de seringa previamente preparada com heparina de lítio jateada na parede.

    EDTA - utilizado: Hemograma, Plaquetas; Biologia molecular.

    Ativador de coágulo e gel separador de coágulo - utilizados em: Exames sorológicos, bioquímicos em geral, drogas terapêuticas e hormônios

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Exames Laboratoriais.

    Segundo as Diretrizes da OMS para a tiragem de sangue: boas práticas em flebotomia, a coleta de sangue arterial ou venoso para análise dos gases sanguíneos (gasometria) permite verificar a existência de distúrbios na oxigenação dos pulmões, na ventilação alveolar e também no equilíbrio ácido-base, por meio da mensuração do pH sanguíneo, da pressão parcial de oxigênio e também de gás carbônico. Requer a utilização de uma seringa previamente preparada com heparina de lítio (tubo de tampa verde). A heparina lítica, necessária para a análise de eletrólitos, é na concentração de 50 UL/mL proporção ideal em relação ao sangue coletado e evita a formação de microcoágulos que seriam capazes de comprometer o resultado do exame.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • heparina de lítio.

  • Heparina de Lítio: São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímicas. Possuem Heparina de Lítio jateada na parede do tubo. Estes aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias, bloqueando a cascata de coagulação.