SóProvas


ID
3371176
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saúde no prato

      Faça do alimento o seu medicamento. Há mais de 2500 anos, o médico e filósofo grego Hipócrates já havia enfatizado com essa frase a importância da utilização de alguns alimentos para reduzir o risco de doenças. Ele estava se referindo ao que hoje conhecemos como alimentos funcionais, aquele que nós consumimos tanto por suas funções nutricionais quanto por serem benéficos à nossa saúde. Esses nutrientes prometem atuar na redução do risco de doenças crônicas como câncer, diabetes e mal de Alzheimer, além de problemas cardiovasculares (hipertensão, por exemplo), ósseos, inflamatórios e intestinais. Contudo, para você conseguir alcançar os benefícios desses alimentos, é preciso consumi-los regularmente.

     O primeiro passo para beneficiar o seu organismo é deixar mais de lado gorduras, frituras e embutidos. E montar um cardápio mais equilibrado, com frutas, grãos integrais, peixes, aves e legumes, já que são as principais fontes dos componentes ativos dos alimentos funcionais.

      Observe, no entanto, que, se você estiver consumindo um alimento funcional com a intenção de controlar o colesterol, por exemplo, apenas terá bons resultados caso ele esteja associado a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. Isso quer dizer que você deve evitar comer carnes à milanesa, peixe frito, salsicha, salaminho, mortadela, biscoitos, bolos industrializados e queijos amarelos.

     Saiba ainda que, para ser considerado um funcional, ou alegar propriedade funcional, o alimento deve conter alguns componentes essenciais. Por isso, você precisa ficar atento aos rótulos dos produtos nos supermercados, principalmente dos alimentos processados.

Revista Saúde, da Proteste, dezembro 2015

Em “Um doce abraço, finalizava assim a carta.”, a expressão grifada caracteriza a seguinte figura de linguagem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Um doce abraço, finalizava assim a carta.?

    ? A sinestesia ocorre quando há uma combinação de diversas impressões sensoriais (visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis) entre si, e também entre as referidas sensações e sentimentos.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Metáfora - A gente usa metáfora para fazer uma comparação sem deixar o elemento comparativo evidente na frase.

    Ex.: Aquela menina é uma flor. 

    Metonímia - É quando substituímos a parte pelo todo, ou seja, quando usamos um termo para definir o outro desde que eles sejam relacionados.

    Ex.: Eu leio Machado de Assis. (Eu leio os livros de Machado de Assis)

    Catacrese - Caracterizada pela utilização de uma palavra fora do seu significado original por falta de outra palavra que corresponda ao conceito que se pretende nomear.

    Ex.:A cabeça do alfinete; O dente de alho; O pé da mesa;

    Sinestesia - Trata-se da mistura de sensações e sentidos.

    Ex.: O cheiro doce da infância. Mistura de cheiro (olfato) com o doce (paladar).

    Personificação ou prosopopeia - Acontece quando atribuímos características ou ações racionais a seres irracionais ou inanimados.

    Ex.: O planeta pede socorro.

  • GABARITO D

    “Um doce abraço, finalizava assim a carta.”

    Doce = Paladar / Abraço = Tato

    Sinestesia é uma figura de estilo ou semântica, ou ainda, figura de palavra ou tropo, que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes. Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos.

    Sinestesia, como figura de linguagem, é o cruzamento dos sentidos, a qualidade de um sentido atribuído a outro, expressão típica de uma determinada categoria de poetas. Quanto mais sentidos cruzados em apenas um sintagma, ou sob uma única conjunção sensorial, mais rica será a frase ou poesia sinestésica.

    EXEMPLOS:

    "Vamos respirar o ar verde do outono" (autor desconhecido)

    (respirar = olfato / verde = visão, no sentido das cores)

    "Sempre havia, ao amanhecer, uma cor estridente no horizonte" (Giuliano Fratin)

    (cor = visão / estridente = audição)

    “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frémito alegre e doce.” (Eça De Queiros)

    (doce = paladar / vento = tato)

    "A melodia do pianista era doce e rósea em suas sublimes imensidões" (Giuliano Fratin)

    (melodia = audição / doce = paladar / rósea = visão)

    "Ainda sentia-se acariciada pelo sabor cromático de uma fragrância musical" (Giuliano Fratin)

    (acariciada = tato / sabor = paladar / cromático = visão / fragrância = olfato / musical = audição)

    "Beijo o perfume de uma voz violácea" (Luigi Fontanari)

    (beijo = tato / perfume = olfato / voz = audição / violácea = visão)

  • → Figuras de linguagem são expressões conotativas.

    → Figuras de palavras ou semântica:

    • Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção.
    • Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos.
    • Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.
    • Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original.
    • Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
    • Sinestesia: combinação de dois ou mais sentidos do corpo humano.
    • → Figuras de sintaxe ou construção:
    • Elipse: ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.
    • Zeugma: omissão de um termo mencionado anteriormente.
    • Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações.
    • Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia.
    • Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias.
    • Silepse: concordância ideológica.
    • Hipérbato: inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período.
    • Polissíndeto: repetição da conjunção “e”.
    • → Figuras de pensamento:
    • Hipérbole: exagero na declaração.
    • Litotes: afirmação realizada pela negação do contrário.
    • Eufemismo: palavras ou expressões agradáveis para amenizar a declaração.
    • Ironia: sugerir o contrário do que se afirma.
    • Prosopopeia: personificação.
    • Antítese: oposição entre palavras, expressões ou ideias.
    • Paradoxo ou oximoro: antítese que expressa uma contradição.
    • Apóstrofe: interrupção da frase para interpelar ou invocar.
    • Gradação: sequência de ideias.

    → Figuras de som ou harmonia:

    • Aliteração: repetição de consoantes ou sílabas.
    • Assonância: repetição de vogais.
    • Onomatopeia: palavra cuja sonoridade está associada à coisa representada.
    • Paronomásia: palavras parecidas, mas com grafia, som e significado distintos.