a) CORRETA - O modelo do IAD permite entender a competitividade de maneira sistêmica, indo de dentro da empresa (âmbito micro) até o contexto externo (âmbito macro).
FINALIDADE DO MODELO IAD: Identificar os fatores de competitividade das economias nacionais, com base no conceito de competitivida sistêmica, que é estabelecida em função da atuação de um sistema integrado em quatro níveis: meta, macro, meso e micro.
b) ERRADA - Decomposição, encadeamento e estruturação são as três fases do modelo apresentado por Scaico (1978) para se efetuar a análise sistêmica.
DECOMPOSIÇÃO, ENCADEAMENTO E BALANCEAMENTO.
c) ERRADA - A análise sistêmica leva em conta várias teorias, como a de sistemas, a contingencial e a de custos de transação.
O ponto de partida da teoria do custo de transação é a consideração de que a empresa não possui apenas os custos de produção, mas também os custos de transação. Esses custos podem ser definidos como custos de negociar, redigir e garantir o cumprimento de um contrato.
d) ERRADA - A análise sistêmica permite que se compreendam as organizações como sistemas abertos e independentes.
...SISTEMAS ABERTOS E INTERDEPENDENTES.
e) ERRADA - A análise sistêmica de empresas permite visualizar interações entre as partes, mas sua aplicação no âmbito interno das organizações não é pertinente.
AS INTERAÇÕES SE DÃO TANTO NO ÂMBITO EXTERNO COMO NO ÂMBITO INTERNO (SUBSISTEMAS)