SóProvas


ID
3372241
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na reprodução sexuada, um dos fatores que gera variabilidade genética ocorre durante a formação dos gametas, já que na meiose pode ocorrer recombinação genética entre cromátides não irmãs de um mesmo par de homólogos. A estrutura que evidencia a ocorrência dessa recombinação é chamada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A.

    A variação genética fruto de uma recombinação entre cromátides se dá por permuta ou crossing-over.  A estrutura que evidencia a ocorrência dessa recombinação é chamada de quiasma, onde podemos observar pedaços diferentes de materiais genéticos.

    Quiasma: ponto de encontro das cromátides homólogas durante a meiose. Essa união se dá em forma de X.

    Nucleossomo: unidade fundamental da cromatina. Consiste numa unidade de DNA dividida em duas espirais que se enrolam em um disco proteico, por 4 pares de proteínas chamadas histonas.

    Centrômero: região mais condensada do cromossomo, no meio da estrutura, unindo duas cromátides-irmãs.

    Complexo sinaptonemico: Na meiose durante a fase zigoteno da Prófase 1, inicia-se o emparelhamento de cromossomos homólogos através da estrutura de proteína chamada complexo sinaptonemico, onde estas se organizam formando uma estrutura tripartida, com um elemento central e dois laterais. Cada cromossomo homologo duplicado associa-se a um elemento lateral.

    Centrossomo: centro celular; Local de onde partem os microtúbulos; Consiste em duas estruturas chamadas centríolos.

    Bons estudos!

  • Na sub fase diplóteno da profase 1 surgem os quiasmas.

    As cromátides homólogas de certas tétrades podem estar cruzadas em determinados pontos, formando um X, que são chamadas de quiasmas.

    Um quiasma é consequência direta de uma permutação cromossômica.

  • Centrossomo: centro celular; Local de onde partem os microtúbulos; Consiste em duas estruturas chamadas centríolos.