SóProvas


ID
3376177
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando o aumento da produção documental em ambientes digitais e as ameaças trazidas por esses ambientes na tramissão de documentos e a rápida obsolecência tecnológica, é necessário buscar meios para garantir que as informações sejam acessadas sem prejuízo a longo prazo. Acerca dos assuntos que envolvem o ambiente digital para documentos arquivísticos e seus desafios, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A digitalização de documentos arquivísticos é uma medida que contribui para o amplo acesso e a disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, além de garantir a segurança na guarda dos documentos arquivísticos, permitindo que qualquer documento seja eliminado após o processo.

Alternativas
Comentários
  • permitindo que qualquer documento seja eliminado após o processo?

    Documentos de valor histórico não pode ser eliminados.

    Banca ruim.

  • A Lei 13.874/2019 atualizou a Lei 12.682/2012 para estabelecer a validade dos documentos digitalizados, nos seguintes termos:

    Art. 2º-A. Fica autorizado o armazenamento, em meio eletrônico, óptico ou equivalente, de documentos públicos ou privados, compostos por dados ou por imagens, observado o disposto nesta Lei, nas legislações específicas e no regulamento.

    § 1º Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.

    Ao meu ver questão errada.

  • Qualquer documento? E como ficam os documentos com valor permanente?

    sem deixar de considerar que eliminar tais documentos gera responsabilização em várias esferas.

  • qualquer documento seja eliminado após o processo ???

  • Nada a ver

  • Entendi no final da questão que qualquer documento pode ser eliminado após a digitalização, o que não é verdade, pois há os de valor histórico que devem ser preservados de acordo com lei específica. Não entendi o gabarito.

  • Direto ao ponto!

    A digitalização de documentos arquivísticos é uma medida que contribui para o amplo acesso e a disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, além de garantir a segurança na guarda dos documentos arquivísticos, permitindo que qualquer documento seja eliminado (DOC PERMANENTE NÃO É ELIMINADO) após o processo.

    GABARITO: ERRADO (Banca medíocre deu como Certo)

    Se você errou, está no caminho certo!

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Nossa... Estudar arquivologia nem é tão chato quanto pensei, mas resolver as questões da AOCP é muito frustrante.

  • Eu fico chateado de mais com isso, o estudante ja tem que estudar 10 disciplinas, decorar leis, trabalhar e ainda fazer uma questão dessa com um erro básico. Faz o aluno errar. E ai na prova segue o que? A teoria ou a banca. Ainda tem isso.

  • Opa, digitalizei um documento de valor secundário (permanente). Agora vou ali tacar fogo nele... cada uma...

  • eu só consigo dizer o quanto essa banca é porca e preguiçosa!

    cada porcaria de questão...

  • Lixo de questão. Não contribui em nada para o aprendizado incluir esses tipos de questões aqui.

    Veja o que a 12.682, de 9 de julho de 2012:

    Art. 2º-A. [...]

    § 1º Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica. 

    Veja o que dispõe o DECRETO Nº 10.278, DE 18 DE MARÇO DE 2020:

    Art. 9º Após o processo de digitalização realizado conforme este Decreto, o documento físico poderá ser descartado, ressalvado aquele que apresente conteúdo de valor histórico.

    Fontes:

    • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10278.htm
    • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12682.htm