-
O diagnóstico arquivístico é uma análise da real situação do conjunto documental de uma instituição. É através do diagnóstico que colhemos informações como quantidade de documentos, estado de conservação, tipologias documentais, mobiliário, estrutura predial, quantidade de colaboradores, entre outras informações que ajudam a traçar um panorama situacional.
A pesquisa sobre a legislação e o histórico do órgão também fazem parte do diagnóstico. Essas informações subsidiam o entendimento sobre a formação atual do conjunto documental e serão necessários na etapa de prognóstico, que é o ato de se prescrever uma solução para o diagnóstico identificado.
Gabarito do professor: certa
-
Diagnóstico: Consiste em uma análise das informações básicas do arquivo, como quantidade de documentos, localização, estado físico, condições de armazenamento, grau de crescimento, frequência de consulta, entre outras. Portanto, é um instrumento técnico que oferece subsídios para o planejamento e aplicação de procedimentos de gestão arquivística de documentos. A pesquisa acerca da legislação e histórico de um órgão é essencial para a realização de um diagnóstico arquivístico. É extremamente errado dizer que
Gabarito: Errado
-
NO processo de Organização de Arquivos, envolvem-se conceitos de classificação e ordenação
1) LEVANTAMENTO DE DADOS
- Legislação, histórico
- organização dos órgãos e setores
- documentação ( gênero, tipo, volume estado físico)
- processos (rotinas do arquivo e da instituição)
- Recursos (escolaridade, conhecimentos das pessoas, recursos físicos...)
2) ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS --- DIAGNÓSTICO
- O que é e o que deveria ser
- procurar pontos de atritos
3) PLANEJAMENTO DE COMO SANAR AS FALHAS
4)IMPLEMENTAÇÃO E ACOMANHAMENTO
QUESTÃO CERTA:
A pesquisa acerca da legislação e histórico de um órgão é essencial para a realização de um diagnóstico arquivístico.