SóProvas


ID
3376792
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            [Modos de valor]


      “O ouro é uma coisa maravilhosa”, escreveu Colombo, da Jamaica, aos reis de Espanha em 1503, “seu dono é o senhor de tudo que deseja; o ouro faz até mesmo as almas entrarem no paraíso”. A fé no padrão-ouro e a crença no paraíso cristão saíram combalidas do correr dos séculos, mas o poder do dinheiro se mantém incólume.

      O que lhe dá essa força? Papel-moeda ou bit digital, o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais. Se os outros não precisassem dele nem o desejassem, o dinheiro de nada valeria. O dinheiro é poder de mando sobre o trabalho e os bens disponíveis no mercado, mas ele vai muito além disso: o dinheiro representa uma singular fonte de poder nas relações interpessoais – tem o dom de proporcionar ao seu possuidor a renda psíquica suplementar de um especial comando sobre a atenção, o respeito, a deferência e o afeto alheios.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo, Companhia das Letras, 2016, p. 107-108) 

Da afirmação o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais deve-se deduzir que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? De acordo com o texto: O que lhe dá essa força? Papel-moeda ou bit digital, o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais. Se os outros não precisassem dele nem o desejassem, o dinheiro de nada valeria

    ? Ou seja, o dinheiro depende do valor que lhe é atribuído, tendo limites (=se para o outrem ele não tem valor, logo, de nada vale o dinheiro).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo ao texto, o dinheiro é importante devido aos limites de sua distribuição, pois uns possuem mais que outros e isso faz com ele seja tão ambicionado.

    LETRA E.

  • Ô banca tendenciosa essa FCC!!

  • Talvez a D se não forçasse a barra no ''poupar'' até que poderia ser relativamente correta

  • Invertendo alguns termos: O dinheiro tem a condicionante básica de seu valor nos limites de sua distribuição.

    Creio que a leitura fica menos truncada dessa forma, assim colaborando para a interpretação adequada.

    Portanto, havendo (condição) maior quantidade de dinheiro dentro da sua carteira (distribuição), menor quantidade de dinheiro haverá na carteira alheia (distribuição).

  • Texto: “O que lhe dá essa força? Papel-moeda ou bit digital, o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais. Se os outros não precisassem dele nem o desejassem, o dinheiro de nada valeria”.

    Questão:o dinheiro tem nos limites de sua distribuição a condicionante básica de seu valor”.

  • Esta questão requer interpretação textual, questão que exige habilidade de deduzir, inferir as ideias que compõem o texto.  

    Alternativa (A) incorreta - Segundo as ideias do texto, o poder de compra do dinheiro não é limitado pela oferta de bens, pois vai muito além disso, ele é poder de mando sobre o trabalho e também representa uma fonte de poder nas relações interpessoais.

    Alternativa (B) incorreta - Não há uma distribuição viciosa das riquezas, pois o dinheiro não é atribuído a todos igualmente.

    Alternativa (C) incorreta - De acordo com as ideias do texto, a disponibilidade de dinheiro na sociedade não se abre para quem faz por merecê-lo, e sim para quem tem o poder de tê-lo.

    Alternativa (D) incorreta - A palavra “poupa" faz com que a resposta seja incorreta. A respeitabilidade pessoal refere-se àquele que tem dinheiro, independentemente se poupa ou não.

    Alternativa (E) correta - O dinheiro tem nos limites de sua distribuição a condicionante básica de seu valor porque para um ter mais dinheiro, o outro não pode ter nada ou ter muito pouco. Isso significa “a real má distribuição de renda", o que gera a desigualdade social.
     

    Gabarito da professora: Letra E.