SóProvas


ID
3377158
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O Brasil possui uma extensa agenda internacional e construiu uma sólida inserção internacional que lhe facilita o relacionamento diplomático com quase todos os países do mundo. Acerca da participação brasileira na agenda internacional, julgue o item a seguir.


Não obstante seu caráter inicial de fórum de diálogo, que rapidamente evoluiu no sentido de se transformar em um mecanismo de cooperação em áreas com potencial de gerar resultados concretos para os países-membros, o BRICS já logrou criar duas instituições: o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que prioriza destinar recursos ao financiamento de projetos de infraestrutura, e o Arranjo Contingente de Reservas (ACR).

Alternativas
Comentários
  • O Acordo que criou o NDB foi assinado na Cúpula de Fortaleza, em 15 de julho de 2014, e entrou em vigor no dia 3 de julho de 2015. A sede do Banco é em Xangai, na China, e o primeiro escritório regional, em Johanesburgo, na África do Sul, se encontra em fase final de instalação.

    O NDB visa a prestar apoio financeiro a projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. O capital subscrito inicial do banco é de US$ 50 bilhões, havendo autorização para chegar a US$ 100 bilhões. 

    O Governo brasileiro, na condição de depositário do Tratado para o Estabelecimento de um Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS (CRA), registra com satisfação que foi concluído hoje o processo de recebimento das cartas de ratificação do referido Tratado.

    Assinado em 15 de Julho de 2014, na Cúpula de Fortaleza, o acordo entrará em vigor em 30 dias.

    O CRA tem por finalidade prover recursos temporários aos membros do BRICS que enfrentem pressões em seus balanços de pagamentos. O instrumento contribuirá para promover a estabilidade financeira internacional, na medida em que complementará a atual rede global de proteção financeira. 

    Fonte: site do Itamaraty.

  • Em primeiro lugar há que se definir o que se entende por BRICs e, quando e porque nasceu o acrônimo. No ano de 2001 o economista Jim O`Neill criou a expressão BRIC – Brasil, Rússia , Índia e China - para designar as economias que, segundo ele, eram emergentes e se tornariam potências por volta do ano 2050. 
    O grupo concentra algo em torno de 40% da população mundial, embora também quase a metade daqueles que, ao redor do mundo, estão submetidos à fome e à miséria. 
    Por iniciativa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2006, BRIC deixou de ser apenas um termo para tornar-se um acordo internacional. No entanto, não forma um bloco como, por exemplo, o  Mercosul. Nesta época a África do Sul pediu entrada no acordo . Daí o acrônimo passou a ser BRICS – South Africa.
    Por não serem um bloco econômico, os BRICS não formam mercado comum, não tem acordos comerciais e alfandegários e, tampouco, uma política necessariamente comum entre os seus integrantes. Sendo um acordo internacional é um mecanismo de cooperação, em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos às populações dos Estados integrantes.
    Desde 2009 os membros do BRICS fazem uma reunião de cúpula anual.
    Entre as resoluções bem sucedidas destas reuniões há a criação de duas instituições na área financeira: O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Arranjo de Contingentes de Reservas (ACR) A criação do banco objetiva responder ao problema global da escassez de recursos para o financiamento de projetos de infraestrutura. A proposta do ACR é assegurar liquidez para enfrentar crises na balança de pagamentos dos países do agrupamento. 
    Portanto, a afirmativa apresentada está correta. 
    RESPOSTA : CERTO
  • Achei que o ACR não fosse uma instituição