SóProvas


ID
3377167
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As relações diplomáticas entre Brasil e Rússia foram estabelecidas em 1828, culminando em diversos acordos bilaterais ao longo dos anos. Em 2002, as relações entre os dois países foram alçadas ao patamar de parceria estratégica. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Os anos de 1917 e 1947 foram marcantes nas relações políticas entre Rússia e Brasil, pois ambos significaram o rompimento temporário das relações políticas e diplomáticas.

Alternativas
Comentários
  • Em outubro de 1917, com a queda de Kerenski, vemos que o Brasil promove um afastamento da Rússia, e em 1922, com a formação da URSS, o Brasil, que já estava afastado de Moscou desde 1917, não reconhece a URSS, somente em 1945, no governo Vargas, o Brasil estabelece relações com a URSS. Essas relações duram pouco, pois no governo Dutra, em 1947, o Brasil rompe as relações com a URSS.
  • Tanguy Baghdadi professor

    Correta

    O Brasil rompeu relações após a Revolução, em 1917; as relações foram retomadas em

    1945; e rompidas novamente pelo governo Dutra em 1947. Espero que a banca não tenha

    aplicado uma pegadinha, ao mencionar Rússia e não União Soviética.

  • A formalização de laços diplomáticos entre Rússia e Brasil aconteceu a 3 de outubro de 1828, ainda no governo de D. Pedro I. 
    D. Pedro II chegou a visitar a Rússia . Não foi uma visita de caráter oficial mas o imperador brasileiro foi recebido na Academia de Ciências da Universidade Estatal de São Petersburgo. E, em 2017 o presidente russo, Vladimir Putin, em visita ao Brasil, doou cartas escritas por D. Pedro II ao czar Alexandre II. Atualmente elas fazem parte do acervo do Museu Imperial de Petrópolis .
    No entanto, cem anos antes, em 1917, as relações entre os dois países foram rompidas em função do movimento revolucionário russo que estabeleceu o socialismo e, posteriormente, criou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). 
    As relações diplomáticas foram restabelecidas em 1945 e, rompidas novamente em 1947, em função da opção de política externa do então presidente brasileiro Eurico Gaspar Dutra. Em um contexto de Guerra Fria, o governo Dutra faz opção por um alinhamento com EUA, sendo o partido comunista no Brasil colocado na ilegalidade e as relações diplomáticas rompidas. 
    O fim deste rompimento aconteceu em 1961, durante o regime militar no Brasil. No entanto, havia relações comerciais que já haviam sido retomadas durante o governo de Juscelino Kubitschek, em 1958. Durante a Guerra Fria as relações bilaterais Brasil/Rússia limitaram-se a trocas comerciais e acordos de pequena importância para a política externa de ambos.
    Quando da queda da URSS e a formação da Federação Russa as conversações se tornaram mais efetivas, assim como os acordos de cooperação, chegando a ser assinado em 1997 o Tratado de Cooperação Brasil – Rússia. 
    Em 2002 foi assinado o Plano de Ação de Parceria Estratégica. Nos últimos anos as relações russo-brasileiras vêm ficando cada vez mais próximas, incluindo cooperação na área da economia e finanças, energia, defesa, principalmente sob a égide do BRICS . 
    Em função deste breve histórico das relações entre o Brasil e a Rússia é possível afirmar que a afirmativa apresentada na questão está correta. 
    RESPOSTA: CERTO
  • Entendo que a questão seja passível de anulação.

    Após 1917, a Rússia, junto com outros países, torna-se URSS. Não existe apenas a Rússia no período.

    Alguém me corrija, se estiver errado, por favor.