SóProvas


ID
3377191
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito das relações entre o Brasil e a África, julgue o item a seguir.


Entre os países da África, a República Democrática do Congo é o que gerou o maior fluxo de refugiados para o Brasil nessa década.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Da África, os congoleses são o maior grupo.

    "Segundo dados divulgados pelo Cômite Nacional para os Refugiados (CONARE) na 4º edição do , o Brasil reconheceu, apenas em 2018, um total de 1.086 refugiados de diversas nacionalidades. Com isso, o país atinge a marca de 11.231 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro.

    Desse total, os sírios representam 36% da população refugiada com registro ativo no Brasil, seguidos dos congoleses, com 15%, e angolanos, com 9%."

    https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/07/Refugio-em-nu%CC%81meros_versa%CC%83o-23-de-julho-002.pdf

    https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/

  • Pelos relatórios de 2013 da Polícia Federal a imigração de africanos para o Brasil cresceu 30 vezes entre os anos 2000 e 2012. Isso contando os imigrantes legais. Há muitos mais se os ilegais pudessem ser contabilizados. São nigerianos, senegaleses, angolanos, congoleses e de muitos outros países. 
    Ainda segundo a Polícia Federal, em 2000 viviam no Brasil 1.054 africanos regularizados de 38 nacionalidades, mas o número saltou em 12 anos para 31.866 cidadãos legalizados provenientes de 48 das 54 nações do continente. Os números para 2015 são ainda maiores e não param de crescer. 
    O aumento da imigração parece estar associado à crise mundial de 2008 e à imagem do Brasil como um Estado emergente de posição democrática. Nesse contexto a imigração congolesa, da República Democrática do Congo para o Brasil, é um fato novo. Tradicionalmente migravam para cá os africanos lusófonos (Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Moçambique principalmente). 
    No século XXI aumentou significativamente a variedade de nacionais da África E, em função da situação de extrema violência, milhares fogem da República Popular do Congo. Muitos saem sem mesmo saber direito para onde estão indo, segundo informações do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) . 
    Teoricamente a guerra civil acabou em 2003 mas a nação vivencia ondas esporádicas de conflito, especialmente em Kivu do Norte, onde o impacto da violência generalizada e da anarquia persiste. Muitas vezes as pessoas nem mesmo sabem porque são alvos de ataques. Por isso o contingente de imigrantes congoleses se tornou imenso. Entre os africanos que buscam refúgio no Brasil, os congoleses contribuem com o maior contingente, ao lado de nigerianos, senegaleses e angolanos. 
    Assim percebemos que a afirmativa apresenta dados corretos. 
    RESPOSTA: CERTO
  • A imigração congolesa no Brasil é um fato novo. A maioria dos congoleses que vão para o país sul-americano são refugiados, fugindo de conflitos internos, perseguições políticas e até estupros que ocorrem na República Democrática do Congo. Junto com os angolanos e com os guineenses, fazem a maior comunidade de refugiados africanos no Brasil.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_congolesa_no_Brasil