-
POLO INDUSTRIAL DE MANAUS
-
De fato, esse foi o modelo de crescimento industrial empregado não somente na Região Nordeste, como também, em todo o território brasileiro. Isso caracteriza o que o Prof. Amado Cervo chamou de “Estado Logístico”, um modelo de desenvolvimento implantado no Brasil no início do século XXI, com o Estado fornecendo o suporte logístico e financeiro para a atuação do capital privado. Isto é, um Estado não tão enxuto como no modelo neoliberal, porém, não tão forte como no modelo desenvolvimentista.
Além disso, essa questão deixa bem evidente a questão da guerra fiscal e da integração das cadeias de produção global, aquilo que estudamos no fenômeno de globalização. A partir do momento que o capital pode circular com maior fluidez, é necessário, cada vez mais, que os Estados garantam a sua permanência. E esses benefícios fiscais são uma estratégia nesse sentido.
Gabarito: Certo
-
A referência às transformações recentes na Região Nordeste nos lembra da importância de manter atualizados os estudos geográficos regionais brasileiros. Devemos absorver as mudanças que ocorrem na realidade geográfica que é extremamente dinâmica em cada região.
Item correto - A estratégia de concessão de benefícios fiscais para atração de indústrias foi tão eficiente que vários veículos nacionais de imprensa chegaram a se referir a esse processo como guerra fiscal entre os estados. Diversas grandes empresas chegaram a modificar publicamente seus planos de investimento em função dessa estratégia.
Gabarito do professor: correto.
-
A partir do governo Collor a era neoliberal se instala no Brasil. Privatizações de estatais, redução de impostos sobre produtos importados e abertura da economia atraíram empresas estrangeiras que, uma vez no Brasil, causaram a disputa entre estados brasileiros para atrair essas empresas. "Guerra fiscal" como ficou conhecida, foi essa onda de incentivos fiscais fornecidos às empresas para atraí-las. Não só estados do Nordeste, mas também no sul como o Paraná , o qual foi um dos que mais receberam empresas estrangeiras, haja vista a infra-estrutura de base que o estado já possuía.
-
Ford na Bahia
-
Manaus não é nordeste.
O Polo Industrial de Camaçari - Bahia, é um dos representantes dessa política.
-
Isso mesmo, descentralização industrial. Por isso tem sido tão comum vê gente de São Paulo por exemplo vindo morar ou criar empresa aqui no Nordeste.
-
A descentralização industrial no Brasil infelizmente ainda é mal distribuída o que influencia diretamente na desigualdade social entre as regiões.