SóProvas


ID
3377806
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Cientistas estudam forma de “curar” o envelhecimento
               Pesquisadores do Vale do Silício encaram a velhice como uma doença que pode ser tratada
         Um dos mitos da Grécia Antiga, que remonta a 700 a.C., conta a história de amor de Eos, a deusa do amanhecer, e Titono, irmão mais velho do rei de Troia. Eos se apaixonou por Titono e pediu a Zeus que concedesse a ele a imortalidade dos deuses. Mas se esqueceu de pedir eterna juventude. Titono viveu por anos a fio, definhando, esquecido pela própria Eos, que o trancou em um quarto escuro até que, finalmente, ele se transformou em uma cigarra.
       
Alguns milênios depois, a longa busca da humanidade pela vida e juventude eternas ganha, pela primeira vez, contornos científicos. No Vale do Silício, pesquisadores têm tentado unir medicina e tecnologia para encontrar maneiras de nos fazer viver mais e mais jovens, encarando o envelhecimento como uma causa para as tantas doenças associadas a ele e, portanto, passível de tratamento ou mesmo cura.
        
O primeiro laboratório biomédico dos Estados Unidos dedicado inteiramente a pesquisar o envelhecimento foi criado em 1999 em Novato, na Baía de São Francisco, a poucos quilômetros do Vale do Silício. Com a missão de acabar com as doenças relacionadas à passagem do tempo, o Instituto Buck acredita que é possível as pessoas aproveitarem a vida aos 95 anos tanto quanto o faziam aos 25.
(Fonte: adaptado da Revista Galileu, ago. 2019.)

Com base nas informações contidas no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Titono viveu muitos anos sem estar livre de envelhecer e foi esquecido e aprisionado por sua amada.

  • GABARITO: LETRA C

    ? De acordo com o texto:

    ? Eos se apaixonou por Titono e pediu a Zeus que concedesse a ele a imortalidade dos deuses. Mas se esqueceu de pedir eterna juventude. Titono viveu por anos a fio, definhando, esquecido pela própria Eos, que o trancou em um quarto escuro até que, finalmente, ele se transformou em uma cigarra.

    ? Titono era um ser imortal, porém, não estava livre do processo de envelhecimento (=tinha imortalidade, mas não juventude).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Resposta: Letra C.

    Erro da letra B: Não foi Titonos que pediu a Zeus, e sim Eos.

  • C de sucesso

  • gab C

    ps. a introdução do texto nem sempre será o fundamento do desenvolvimento. A introdução pode se tratar apenas de um marco histórico, o qual ''chamará atenção'' do leitor para o tema a ser discorrido.

  • a) (errado) As pesquisas não levam em consideração o mito. A história é contada apenas para tratar ilustrar a busca pela vida eterna, uma

    preocupação antiga da humanidade. No mito, Eos se esqueceu de pedir juventude eterna, uma outra preocupação antiga da humanidade.

    b) (errado) Foi Eos quem pediu a Zeus vida eterna para Titono. Eos quem se esqueceu de pedir juventude eterna para Titono.

    c) (certo) Essa informação está no final do 1º parágrafo: “Titono viveu por anos a fio, definhando, esquecido pela própria Eos, que o

    trancou em um quarto escuro até que, finalmente, ele se transformou em uma cigarra.”

    d) (errado) A razão de Eos ter transformado Titono em uma cigarra não foi essa. Segundo o mito, Eos o transformou em uma cigarra

    para que ela pudesse ter a alegria de ouvir para sempre a voz do amante. Essa informação não está no texto. Contudo, vale destacar que

    ela não o transformou em cigarra porque a vida eterna não faz sentido sem a juventude, e sim porque ele envelheceu e estava definhando.

    e) (errado) A informação correta está no início do 2º parágrafo: “Alguns milênios depois, a longa busca da humanidade pela vida e

    juventude eternas ganha, pela primeira vez, contornos científicos.”

  • PESSOAL, VAMOS NOS ATENTAR AO SEGUINTE: Não foi Titonos que pediu a Zeus, e sim Eos.

  • Triste história

  • A questão é integralmente de compreensão textual e devemos analisar o texto fim de encontrar a resposta correta nas alternativas. Vejamos:

    a) Incorreta.

    O texto fala de mito e não de lenda. Ambos não se confundem. Mito é algo sem comprovação e lenda é uma narração modificada popularmente. Vejam a passagem do texto no 2º parágrafo: Um dos mitos da Grécia Antiga, que remonta a 700 a.C... 

    b) Incorreta.

    Quem pediu imortalidade foi Eos. Vejam no 2º parágrafo: Eos se apaixonou por Titono e pediu a Zeus que concedesse a ele a imortalidade dos deuses.

    c) Correta.

    Consoante o 3°parágrafo essa é a alternativa correta. Vejam: Titono viveu por anos a fio, definhando, esquecido pela própria Eos, que o trancou em um quarto escuro até que, finalmente, ele se transformou em uma cigarra.

    d) Incorreta.

    Não é verdade que Eos o transformou em uma cigarra. Ele mesmo que fez isso. Vejam o 3°parágrafo: ele se transformou em uma cigarra.

    e) Incorreta.

    Não foi na na Grécia Antiga. Vejam o que afirma o 3º parágrafo: Alguns milênios depois, a longa busca da humanidade pela vida e juventude eternas ganha, pela primeira vez, contornos científicos. 

    GABARITO: C

  • A mulher ferrando com o cara desde 700 a.C

    Força Titono! TMJ irmao

  • Correta : C

    A alternativa B) está incorreta, pois Eos foi quem pediu a imortalidade de Titono.