SóProvas


ID
3378118
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um organograma representa as posições dos funcionários na empresa e como essas posições estão organizadas. A maioria das empresas possui organogramas oficiais, que disponibilizam tais informações às pessoas interessadas.


São informações contidas em um organograma:

Alternativas
Comentários
  • O organograma representa as posições na organização e como estão organizadas. Fornece também um quadro da estrutura de autoridade e da divisão de trabalho. Quatro importantes informações são extraídas de um organograma: divisão do trabalho; o trabalho desempenhado em cada unidade; relações de autoridade; e níveis de administração.

    1. As caixas representam unidades de trabalho. Divisão do trabalho

    2. Os títulos em cada caixa mostram isso. Trabalho desempenhado em cada unidade

    3. As linhas contínuas indicam as relações superior-subordinado (quem tem autoridade sobre quem). Relações de autoridade

    4. O número de níveis não é indicado pelo número de caixas em cada linha do organograma Níveis de administração

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/22719/ipad-2007-lafepe-tecnico-em-administracao-e-financas-prova.pdf Questão 27

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/22719/ipad-2007-lafepe-tecnico-em-administracao-e-financas-gabarito.pdf?_ga=2.6771442.1790692123.1581329013-846399917.1581329013

  • LETRA B

    ORGANOGRAMA = FORMA GRÁFICA DE DESCREVER UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. NELE VERIFICAMOS A DIVISÃO DO TRABALHO, CANAIS DE COMUNICAÇÕES, NÍVEIS HIERÁRQUICOS E TAMBÉM OS CRITÉRIOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

    FONTE: PROF RAFAEL BARBOSA.

  • LETRA B

  • a - o trabalho desempenhado em cada setor, as relações de autoridade, o fluxo do trabalho e os níveis de relacionamento.

    b - a divisão do trabalho, o trabalho desempenhado em cada unidade, as relações de autoridade e os níveis de administração.

    c - as relações de autoridade, as relações pessoais, os níveis de administração e a divisão do trabalho.

    d - o fluxo de trabalho, as relações informais, a divisão do trabalho e os níveis de administração.

    Erros em vermelho, se estou errado me corrijam por favor!

  • @Marcos Matos, o fluxo de trabalho é representado no fluxograma. Também deveria estar em vermelho.

  • Gab. B

    Fugindo do tema da questão, mas a respeito de um assunto importante que é a reforma administrativa, uma breve análise técnica, sem levar para o lado político. Vejam alguns pontos importantes da PEC 32:

    1- Estabilidade somente para as carreiras de Estado, uma lei complementar definirá quais serão as carreiras de Estado.

    2- Carreiras com vínculo indeterminado: segundo a PEC 32 os servidores destas careiras não poderão perder o cargo por motivação político-partidária, mas poderá ser declarada a perda do cargo se este for considerado como desnecessário.

    3- Haverá um vínculo de experiência (treinee) por no lugar do estágio probatório, após o vínculo de experiência de no mínimo 1 ano ( p/ as carreiras de Estado o mínimo será de 2 anos). No final do vínculo de experiência, apenas os candidatos com os melhores desempenho serão empossados no cargo público, os demais serão dispensados.

    4- Está sendo proposta a inclusão do artigo 37-A no texto constitucional. Tal artigo abre margem às terceirizações de diversas atividades. As carreiras de Estado não poderão ser terceirizadas. Consequentemente haverá menos vagas de concursos.

    5- Extinção de órgãos por decerto. Segundo a PEC 32, instituições como IBAMA, FUNAI, ICM-BIO, FUNAI, IBGE, INPE e Agências Reguladoras poderão ser extintas por uma "canetada", conforme possíveis alterações no artigo 84 da CF.

    Leia a PEC-32 (proposta de reforma) e confirmem.

    Mandem mensagens aos parlamentares de seus Estados

    Participem da enquete no site da Câmara: forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado

  • Aspectos informais não estão presentes no organograma.