SóProvas


ID
3378775
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Bragança Paulista - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Miguel Gomes mal completara dois anos quando a Revolução dos Cravos assinalou o fim da ditadura de Salazar e do poderio colonialista português na África. Mas, como muitos de sua geração, o diretor aprenderia a conviver com essa herança pelos olhos e bocas de outros, ao ouvir e tentar entender o que lhe diziam. Uma dessas fontes é a mãe, nascida em Angola. Nunca comungou, contudo, de certo travo saudosista. Tabu, seu novo filme, com estreia prevista no Brasil dia 28, tem origem nessa conjunção entre um país antigo idealizado e o presente encantado pelo passado. É, portanto, acerca da memória que o cineasta se expressa, mas não apenas a de uma sociedade. Também a de um determinado cinema perdido, de um ato de narrar e de uma plateia que o aprecie, igualmente desaparecida.
     Desse cinema almejado, Gomes nos propõe um filme raro e radical em sua forma, que, no entanto, coteja um tema banal, uma história de amor levada em dois tempos, com um prólogo anticonvencional a apresentá-la em tom fabular. O preto e branco, como em todo o filme, e a ambientação são referências adicionais ao título que remete ao clássico de F. W. Murnau em parceria com o documentarista Robert J. Flaherty.

(Orlando Margarido. Carta Capital, 19 de junho de 2013. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a expressão destacada denota sentido de tempo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Nunca comungou, contudo, de certo travo saudosista.

    ? Temos um advérbio de tempo, ele equivale a ideia de algo que não ocorre em tempo algum, que jamais ocorreu.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    Nunca comungou, contudo, de certo travo saudosista.

  • ADVÉRBIO DE TEMPO = FAÇA A PERGUNTA '' QUANDO ? // COM QUAL FREQUÊNCIA ?? ''

  • Tomem cuidado para não confundirem o advérbio de tempo (Nunca) com advérbio de negação. Advérbio de Negação: Não; tampouco; nem. Advérbio de Tempo: Nunca, antes, depois, hoje, amanhã e etc. Um jeito de vc pensar neste advérbio de Tempo é: Vc pede uma garota para namorar e ela diz "Nunca". Isso significa que não foi ontem, nem hoje, nem amanhã vai acontecer dela namorar com vc. Ontem, hoje e amanhã são advérbio de Tempo, e este é um motivo para o advérbio que está sendo tratado. Mas, se ela diz que "Não" significa que vc pode tentar amanhã. O mesmo advérbio de Tempo (Nunca) é similar a palavra (Jamais), ambas as duas são de fato ADVÉRBIOS DE TEMPO.
  • Não há expressão destacada no aplicativo.
  • manter = alterar = criar, alterar, deletar!