O sistema de informação pode trabalhar com diversos elementos. Entre eles estão software, hardware, banco de dados, sistemas especialistas, sistemas de apoio à gestão etc.
Ou seja, estão inclusos todos os processos informatizados, que podem disponibilizar a informação correta e fazer a empresa funcionar de maneira adequada.
No entanto, existem algumas características inerentes a esse sistema que devem ser levadas em consideração. Veja quais são elas.
RELEVÂNCIA
O sistema deve gerar informações relevantes e necessárias à empresa, que devem ser geradas em tempo hábil e ser confiáveis.
Assim, essas informações têm um custo próximo ao esperado pela organização e atendem aos requisitos de gerenciamento e operação da empresa.
INTEGRAÇÃO
Deve haver uma integração entre o sistema de informação e a estrutura da empresa.
Dessa forma, é mais fácil coordenar os departamentos, setores, divisões e outros tipos de unidades organizacionais.
Além disso, esse processo de integração facilita e agiliza a tomada de decisões.
FLUXO INDEPÉNDENTE
Essa característica é bastante diferenciada, porque, ao mesmo tempo em que há um fluxo de processamento de dados, que ocorre de maneira interna e externa, também há um fluxo independente dos sistemas de informação.
Ele está integrado aos subsistemas existentes e, por isso, age de forma mais rápida e com menos custo.
CONTROLE
Não é obrigatório, mas os sistemas de informação podem conter ferramentas de controle interno, cuja finalidade é assegurar que as informações geradas são confiáveis e atuar de maneira a proteger os dados controlados.
DIRETRIZES
Servem para garantir que os objetivos da empresa serão atingidos de maneira objetiva, eficiente e direta.
GAB: CERTO
EXATO, o principal objetivo dos sistemas de informação é entender e analisar como ocorre o impacto da adoção das tecnologias de informação nos processos de decisão gerenciais e administrativos das empresas.
Ademais, existem algumas características inerentes a esse sistema que devem ser levadas em consideração.
INTEGRAÇÃO
Deve haver uma integração entre o Sistema de Informação e a estrutura da empresa. Dessa forma, é mais fácil coordenar os departamentos, setores, divisões e outros tipos de unidades organizacionais. Além disso, esse processo de integração facilita e agiliza a tomada de decisões.