SóProvas


ID
3379210
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Netos e avós: a importância dessa relação
Maria Clara Vieira

     O fato de os avós não terem mais filhos pequenos para cuidar permite que eles tenham tempo e condições de ajudar nos cuidados com os netos, contribuindo para a sobrevivência das novas gerações, além de passar conhecimentos e sabedoria. Não é preciso muito esforço para notar como a interação entre netos e avós é positiva. Um estudo, feito pelo Boston College, nos Estados Unidos, comprova isso. Durante 19 anos foram estudados 374 avós e 356 netos. O objetivo era entender a influência dessa convivência, tanto na vida das crianças, quanto na dos idosos.
     Os resultados revelam que os dois lados se beneficiam desse relacionamento. Para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, uma abertura a novas ideias. Para os netos, os idosos oferecem a sabedoria adquirida durante a vida – e esse conhecimento acaba sendo incorporado pelas crianças quando elas se tornam adultas. Os avós também costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. Além de tudo isso, os pesquisadores também concluíram que a relação avós-netos pode ajudar a diminuir sintomas depressivos para ambas as partes.
     “A convivência é muito benéfica para ambos, especialmente porque os avós estão, na maioria das vezes, em uma etapa da vida em que podem aproveitar os netos melhor do que aproveitaram os próprios filhos: levar para passear e brincar, para os avós, não é uma obrigação ou uma forma de gastar a energia da criança, mas uma oportunidade deliciosa de curtir o neto e se divertir de verdade com ele”, explica a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP). “Com celular, mídias sociais, computador e um pouco de esforço, os avós podem participar melhor da vida dos netinhos distantes. E, quando se encontram, podem aproveitar ao máximo”.

Retirado e adaptado de: <https://revistacrescer.globo.com/Familia/
noticia/2016/01/netos-e-avos-entenda-importancia-dessa-relacao.
html>. Acesso em: 19 ago. 2018.

Em relação ao Texto 1, julgue como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir

Considere o seguinte trecho e julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir: “[...] para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, uma abertura a novas ideias. Para os netos, os idosos oferecem a sabedoria adquirida durante a vida – e esse conhecimento acaba sendo incorporado pelas crianças quando elas se tornam adultas. Os avós também costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. Além de tudo isso, os pesquisadores também concluíram que a relação avós-netos pode ajudar a diminuir sintomas depressivos para ambas as partes.”.

Na primeira frase, “muito” e “consequentemente” funcionam como advérbios no contexto.

Alternativas
Comentários
  • Advérbio intensificando outro advérbio

    Advérbios de Intensidade:

    MUITO, POUCO,BASTANTE, MAIS, MENOS.

  • Advérbio intensificando outro advérbio

    Advérbios de Intensidade:

    MUITO, POUCO,BASTANTE, MAIS, MENOS.

  • Sem enrolação, gabarito certíssimo. Pão, pão, queijo, queijo.

  • ADVERBIO + ADVERBIO.

  • A questão afirma que  “muito” e “consequentemente” funcionam como advérbios no contexto e teremos que julgar se essa informação é falsa ou verdadeira.

    "...para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, uma abertura a novas ideias."

    Para resolver está questão devemos partir do conceito que os advérbios estarão sempre ligados ao adjetivo, verbo ou ao próprio advérbio adicionando uma circunstância e que são invariáveis. Sabendo essa informação iremos para a análise.

    Reparem que "muito" está diretamente adicionando uma circunstância de maior intensidade ainda ao outro advérbio "mais" e que mesmo toda frase indo para o plural ela permaneceria no singular, sendo assim um advérbio de intensidade e a palavra "consequentemente" diretamente ligada ao verbo "permitir" atribuindo uma ideia de consequência, sendo assim um advérbio de consequência. Portanto é verdadeira a informação que ambos são advérbios.

    GABARITO CORRETO.

  • advérbio de intensidade e advérbio de consequência.
  • Tem um macete que aprendi com um colega aqui no QC. Nunca mais esqueci:

    Se não for demENTE nem doENTE, toda palavra terminada com ENTE será advérbio.

  • GABARITO CERTO !

    Colegas não esqueçam de por o gabarito para auxiliar aqueles que não são assinantes!

  • CERTO

    Advérbio (Se varia não é advérbio)

    Quando advérbios terminados em -mente estiverem em sequência: Será  FACULTATIVO a utilização em ambos ou apenas no últimoObjetiva e competentemente ou objetivamente ou competitivamente.

    Advérbios de Intensidade:

    • MUITO, POUCO,BASTANTE, MAIS, MENOS.

    Muito

    • Muito(s) prazer(es): Pronome Indefinido + Substantivo
    • Muito engraçadinha: Advérbio + Adjetivo