-
GABARITO: LETRA B
? Segundo Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem. Seguindo essa linha de raciocínio, Vieira e Zouain (2005) afirmam que a pesquisa qualitativa atribui importância fundamental aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, aos discursos e aos significados transmitidos por eles. Nesse sentido, esse tipo de pesquisa preza pela descrição detalhada dos fenômenos e dos elementos que o envolvem.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
A pesquisa é descritiva quando o objetivo é esclarecer ao máximo um assunto que já é conhecido, descrevendo tudo sobre este. Neste caso, o pesquisador deve fazer uma forte revisão teórica envolvendo o seu objeto de estudo, analisar e comparar as informações.
A proposta da pesquisa exploratória é identificar algo, ou seja, um possível objeto de estudo ou problematização que poderá ser alvo de futuras pesquisas. pesquisa exploratória é útil quando não há muita informação disponível sobre o objeto de estudo, fazendo com que o investigador misture o máximo de referências bibliográficas com outros métodos, como entrevistas, pesquisa documental, etc.
Pesquisa experimental - Também é uma pesquisa empírica. É comum em pesquisas laboratoriais, onde o investigador tem controle das variáveis e simula situações que deverão ser observadas e analisadas.
Normalmente, na pesquisa experimental o pesquisador compara diferentes variáveis com o objetivo de traçar um perfil, refutar hipóteses ou aprovar teorias.
Pesquisa Ex post facto - Esse é um tipo de pesquisa feito após a ocorrência de alguma das variáveis / fenômenos. O seu propósito é entender como aquele fato que ocorreu no passado, por exemplo, foi capaz de alterar determinado grupo no presente e/ou no futuro.
Nesse caso, o pesquisador não tem controle da variável, visto que ela já aconteceu
-
Do ponto de vista metodológico, não há contradição, assim como não há continuidade, entre investigação quantitativa e qualitativa. Ambas são de natureza diferente. A investigação quantitativa atua em níveis de realidade e tem como objetivo trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. A investigação qualitativa, ao contrário, trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões (Minayo & Sanches, 1993).
https://www.scielo.br/pdf/csc/v5n1/7089.pdf
-
Vamos passar cada uma das alternativas.
A) A Pesquisa Ex Post Facto é realizada após a ocorrência de alguns fenômenos; neste caso, o pesquisador tem controle de todas as variáveis.
Errado. É impossível o pesquisador ter controle de todas as variáveis. Como o pesquisador trabalha com um recorte da realidade e ela é mutável, dinâmica. Não há como ter controle de todas as variáveis. A pesquisa Ex post facto é um tipo de pesquisa feito após a ocorrência de determinado fenômeno. O seu propósito é entender como aquele fato que ocorreu no passado, por exemplo, foi capaz de alterar determinado grupo no presente ou no futuro.
B) A pesquisa qualitativa permite que o responsável por fazer a análise das informações coletadas seja o próprio pesquisador e se caracteriza por atribuir interpretações de natureza subjetiva.
Correto. A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se ocupa, dentro das Ciências Sociais, com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Trata de um processo compreensivo e interpretativo contextualizado.
C) A pesquisa é descritiva quando o objetivo é esclarecer ao máximo um assunto não conhecido, descrevendo tudo sobre ele.
Errado. Primeiro é impossível descrever tudo sobre determinado assunto. Como nós estudamos, a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Dentre as pesquisas descritivas salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, nível de renda, estado de saúde física e mental etc.
D) A pesquisa exploratória é útil quando há pouca informação disponível sobre o objeto de estudo, fazendo com que o investigador misture o mínimo de referências bibliográficas com outros métodos.
Errado. A pesquisa exploratória tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
E) A pesquisa experimental é caracterizada apenas como conceitual. É comum em pesquisas laboratoriais, onde o investigador tem controle das variáveis e simula situações que deverão ser analisadas.
Errado. A pesquisa experimental não é caracterizada apenas como conceitual. Ela também é empírica.
RESPOSTA: LETRA B
-
GAB.B
ACRESCENTANDO INFORMAÇÕES..
A pesquisa qualitativa permite que o responsável por fazer a análise das informações coletadas seja o próprio pesquisador e se caracteriza por atribuir interpretações de natureza subjetiva.
As pesquisas quantitativas são consideradas objetivas, podendo quantificar um problema e verificar a sua dimensão, através da coleta de dados estatísticos..
FONTE; ESTRATÉGIA