-
GABARITO: LETRA A
? Segundo o Código de Ética de 1993: Art. 15 Constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
no meu entendimento o gabarito correto seria a letra C. Visto que conforme o CEP não menciona as demandas para o sigilo.
*Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional
*Parágrafo único - Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.
-
Também considerei a letra C como correta, algum colega para contribuir sobre o gabarito?
-
De acordo com o Código de Ética de 1993, art. 15 Constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.
RESPOSTA: LETRA A
-
Questão sobre Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (CAPÍTULO V - Do Sigilo Profissional)
A) Constitui direito do Assistente Social manter o sigilo profissional (Art. 15)
B) O sigilo protegerá o/a usuário/a sobre todas as informações de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. (Art. 16)
C) Ao trabalhar em equipe de trabalho multidisciplinar, o Assistente Social só poderá prestar informações dentro dos limites do estritamente necessário. (Art. 16, Parágrafo único)
D) É proibido ao Assistente Social quebrar o sigilo (Art. 17). A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade. (Art. 18)
E) A revelação das demandas profissionais será realizada dentro do estritamente necessário quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento. (Art. 18, Parágrafo único)
-
A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social.
A – Correta. Constitui direito do Assistente Social manter o sigilo profissional sobre as demandas oriundas do seu exercício profissional. De acordo com o “Art. 15º”, do Código de Ética profissional de 1993, constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.
B – Incorreta. O sigilo protegerá o Assistente Social sobre todas as informações de que tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. De acordo com o “Art. 16º”, do Código de Ética profissional de 1993, temos que: O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.
C – Incorreta. Ao trabalhar em equipe de trabalho multidisciplinar, o Assistente Social poderá prestar informações dentro dos limites do estritamente necessário. De acordo com o Parágrafo único do “Art. 16º”, do Código de Ética profissional de 1993, temos que: em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.
D – Incorreta. É proibido ao Assistente Social quebrar o sigilo em qualquer circunstância. De acordo com o “Art. 18º”, do Código de Ética profissional de 1993, temos que: a quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.
E – Incorreta. A revelação das demandas profissionais será realizada dentro do estritamente necessário somente no que se refere ao assunto revelado ao profissional de Serviço Social. De acordo com o Parágrafo único do “Art. 18º”, do Código de Ética profissional de 1993, temos que: a revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.
Gabarito: A