SóProvas


ID
3380512
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O vigente Código de Ética do Serviço Social se constitui em um conjunto de princípios, deveres e direitos que guiam o comportamento do profissional, possibilitando estabelecer parâmetros para ação no cotidiano.


Assinale a alternativa correta sobre este instrumento que zela pelos fundamentos éticos da profissão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Estes princípios devem orientar a atuação profissional e não podem ser apropriados, internalizados, analisados de forma isolada e tampouco desconectados da direção histórica e ontológica que os fundamentam. No entanto, estes princípios não apresentam a mesma natureza e é importante ressaltar que a emancipação é o valor de caráter humano-genérico mais central do CEP, indicando sua finalidade ético-política mais genérica. Os demais princípios (valores) essenciais: a liberdade, a justiça social, a equidade e a democracia são simultaneamente valores e formas de viabilização da emancipação humana (BARROCO e TERRA, 2012: 58).

    ? Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Vamos passar um a um.

    A democracia foi tratada como valor central a partir da concepção liberal burguesa, pois se refere à socialização da participação política dos sujeitos.

    Errado. Como nós estudamos esse código aprimora e desenvolve os preceitos do marxismo. Inclusive traz entre os seus princípios a socialização da riqueza socialmente produzida. Algo muito distante da concepção liberal burguesa.

    O Código de Ética atual abordou a relação do exercício profissional com a viabilização dos direitos sociais, incluindo somente o conjunto dos direitos políticos e civis.

    Errado. O ideal do nosso código vai muito além de garantir direitos políticos e civis. Trata-se de um ideal societário, norteado por uma perspectiva ideológica. Além disso, ele traz outros elementos que não somente o conjunto dos direito políticos e civis.

    O Código de Ética adotou uma perspectiva ética histórica, apoiando-se na compreensão de que ética se objetiva nas relações sociais mediadas por interesses exclusivamente socioeconômicos.

    Errado. De fato a ética se objetiva nas relações sociais, mas muito além da exclusividade dos interesses socioeconômicos. Se recorrermos aos próprios princípios do código, isso é facilmente perceptível. Por exemplo: “exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física”. Determinantes muito além do socioeconômico.

    A Ética Profissional pode ser considerada como uma prática mediada por valores que podem se objetivar com apenas um nível de consciência.

    Achei esse item muito estranho. Quando li pela primeira vez, eu achei que ele estava se referindo a algum elemento da fenomenologia ou alguma vertente teórica nessa linha. Depois imaginei que talvez ele estivesse se referindo a consciência de classe. Pelas duas interpretações, ele estaria errado. Primeiro porque o código de 1993 tem como matriz teórica o marxismo. Segundo, porque caso esteja se referindo à consciência de classe, como se fosse uma derivação mecanicista, essa característica seria do código de 1986 e não de 1993. Poderia ter sido melhor formulado. Item errado.

    A emancipação é o valor de caráter humano-genérico mais central do Código de Ética, indicando sua finalidade ético-política mais genérica.

    Correto. Como nós estudamos, a emancipação é o valor de caráter humano-genérico mais central do CEP, indicando sua finalidade ético-política mais genérica. Os demais princípios (valores) essenciais: a liberdade, a justiça social, a equidade e a democracia são simultaneamente valores e formas de viabilização da emancipação humana (BARROCO e TERRA, 2013: 58).

    RESPOSTA: LETRA “E”