SóProvas


ID
3383893
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

[...] Quero comer no almoço um bife bem grosso, polenta, batata e arroz
Eu quero carne assada, banana amassada com leite e sucrilho depois
Quero ensopado de frango, sorvete, morango, suspiro, pudim e manjar
Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar
Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar
Depois do jantar?
Será que vai dar?
Não vai aguentar!
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer [...]

(Disponível em: https://goo.gl/2SKg4T - Acesso em: 26 jul. 2017)

O fragmento anterior é da música infantil “Comer Comer”, interpretada por vários cantores e cantoras.

Nesse fragmento, pode-se identificar:

Alternativas
Comentários
  • a) dois animais que apresentam uma circulação simples, incompleta e fechada, possuindo um coração tetracavitário. (circulação dupla, completa)

    b) pelo menos, dois alimentos, terão suas proteínas hidrolisadas pela pepsina, originada da conversão do pepsinogênio, por ação da enteroquinase. (ácido clorídrico)

    ( A enteroquinase é uma enzima produzida pelas células do duodeno, uma de suas funções é converter o tripsonogenio em tripisina. O tripsinógeno é a forma inativa da enzima tripsina, uma enzima importante na digestão de proteínas, produzida pelo pâncreas exócrino e que chega ao intestino inativa no suco pancreático.)

    (produzida pelas células parietais, a pepsina é secretada pelas células principais em uma forma inativa, chamada pepsinogênio. Ao entrar em contato com o ácido clorídrico, o pepsinogênio transforma-se na enzima ativa, a pepsina, que, por sua vez, estimula a transformação de mais pesinogênio. Atua na digestão de proteínas)

    c) um caule subterrâneo do tipo tubérculo, rico em amido, que será hidrolisado em maltoses, por ação das amilases salivar e entérica. (subterrâneo - batata inglesa)

    d) um fruto partenocárpico, originado pelo fato de seus ovários sintetizarem grande quantidade de auxinas, estimulando o desenvolvimento do fruto, mesmo sem fecundação. (CORRETA - É a banana)

    e) um pseudofruto simples originado do receptáculo floral de uma única flor, mas, que apresentam vários pistilos. (composto - é o morango)  

    (O pistilo é formado por uma ou mais folhas modificadas, que se fundem dando origem a uma porção basal dilatada, denominada ovário, e uma porção alongada, denominada estilete, cujo ápice é o estigma.)

  • Partenocárpico: Corresponde ao ovário desenvolvido sem fecundação, logo, sem sementes: banana e da laranja de umbigo (baiana),são alguns exemplos.

    Na natureza, é comum o desenvolvimento de ovários sem que tenha havido a formação das sementes. É o caso da banana. A auxina existe na parede do ovário e também nos tubos polínicos é que garante o crescimento do fruto.