-
☑ GABARITO: LETRA B
↪ O efeito de ancoragem ou focalismo é um viés cognitivo que descreve a comum tendência humana para se basear de forma intensa, ou de se "ancorar", a uma característica ou parte da informação recebida, quando em processo de tomada de decisão.
⇉ WIKIPÉDIA.
-
Em 1974, os psicólogos identificaram as heurísticas e os vieses que afetam o tomador de decisão, quando frente à incerteza:
* Heurística da Disponibilidade - as pessoas de formar geral julgam a frequência ou a probabilidade de um evento pela facilidade com que exemplos ocorrem em suas mentes.
* Heurística da Representatividade - os indivíduos avaliam a probabilidade de um evento “B” pelo nível em que um evento “A” se assemelha de “B”.
* Heurística da Ancoragem e Ajuste - é aquela em que se avalia a chance de ocorrência de um evento pela colocação de uma base (âncora) e se faz então um ajuste.
-
ANCORAGEM
É a tendência que temos de da um peso muito grande para as informações que recebemos primeiro. Assim, criamos uma "âncora" mental, uma ideia cristalizada sobre o problema com base nessa primeira percepção ou informação.
Rennó.
-
Segundo Robbins (2005), Viés de Ancoragem : nos fixamos em uma informação como ponto de partida. A mente tende a dar uma grande ênfase à primeira informação que recebemos. Pode ocorrer nas negociações de salário, nas entrevistas de seleção, dentre outras.
Portanto, gabarito letra B.
-
VIÉS CONFIRMAÇÃO Um tipo de percepção seletiva em que se buscam informações que corroborem as escolhas anteriores e desprezam-se aquelas que as contestam.
ANCORAGEM A tendência de fixação em uma informação como ponto de partida.
ESCALADA DO COMPROMETIMENTO A tendência de aumentar o comprometimento quando um curso decisório representa uma série de decisões.
VIÉS DA DISPONIBILIDADE A tendência de julgar as coisas com base nas informações mais disponíveis.
VIÉS DA COMPREENSÃO TARDIA A tendência de achar que se sabia antecipadamente o resultado de um evento após ele ter ocorrido.
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 171-175),
Erros e vieses mais comuns na tomada de decisão
- Excesso de confiança
- Ancoragem: tendência de ancorar o julgamento em uma informação inicial, o que dificulta o ajuste diante de informações posteriores.
- Evidência confirmadora: tendência a buscar informações que corroborem escolhas anteriores e descartar as que contestem julgamentos prévios.
- Viés de disponibilidade: tendência de julgar as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis.
- Escalada do comprometimento: apego a uma decisão anterior, a despeito de informações negativas.
- Erro de aleatoriedade: tendência individual de acreditar que se pode prever o resultado de eventos aleatórios.
- Aversão ao risco: tendência a preferir um ganho certo de uma quantidade moderada a um resultado mais arriscado, mesmo que este tenha uma compensação mais alta.
- Viés da compreensão tardia: tendência a achar que sabíamos antecipadamente o resultado de um evento depois de ele ter ocorrido.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
-
GAB B
A ancoragem é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe. A evidência confirmadora é a tendência a buscar informações que corroborem seu instinto ou seu ponto de vista e a evitar informações que o contradigam. (FGV JÁ COBROU).
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
GABARITO: LETRA B
Segundo Sobral (2008):
“Ancoragem: é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe. Essas impressões iniciais, atuam como âncora no julgamento do tomador de decisão, mesmo que essas informações sejam irrelevantes para a decisão.
Perpetuação do status quo: Tendência a favorecer alternativas que perpetuem a continuidade e evitem a mudança.
Custo Irreparável: Tendência de fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas.
Evidência confirmadora: tendência a buscar informações que corroborem seu instinto ou seu ponto de vista e a evitar informações que o contradigam.
Formulação do Problema: Consiste no enquadramento e na estruturação do problema ou da oportunidade. No entanto, o modo como a situação é formulada pode influencia profundamente as escolhas feitas. É conhecido também como efeito de enquadramento ou framing.
Excesso de Confiança: Tendência de confiar demais na precisão de suas previsões, o que pode levar a falhas no julgamento e na avaliação de decisões.
Lembrança: Tendência a valorizar os acontecimentos que estão presentes na memória.
Prudência: tendência de fazer estimativas e projeções muito seguras e conservadoras." (Sobral, apud Hammond e Raiffa).
FONTE: SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.