SóProvas


ID
3385399
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Diante da atual condição de precarização das condições de trabalho do(a) Assistente Social e dos divergentes interesses de classes, instituições e usuários, que incidem nas demandas profissionais, o projeto profissional crítico se coloca como uma estratégia que possibilita

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Para uma profissão, ser orientada por um projeto profissional crítico significa, ainda, a possibilidade de construção permanente de perfis profissionais, dentre eles o do profissional que conhece suas competências e imprime qualidade técnica às suas ações com uma direção crítica clara e consciente, visando a defesa permanente dos direitos sociais e humanos, considerados como conquista da humanidade, herança das lutas dos movimentos sociais e trabalhistas progressistas, de modo a superar a histórica vinculação do profissional com o conservadorismo (2007, p. 9). 

    ? Fonte: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4922/1/2012_AnaCl%C3%A1udiaOliveiradeJesus.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • (A) a construção de perfis profissionais que conheçam as competências profissionais e imprimam qualidade técnica com direção ético-política crítica à intervenção profissional.

    Correto. Foi quase uma definição de práxis profissional. ”Articular o seu trabalho aos processos sócio-históricos que têm por objetivo a realização de valores democráticos e de justiça social com equidade, numa critica à sociedade de classes, na perspectiva da sua superação” (BRITES; SALES, 2008, p. 73).

    (B) o exercício da autonomia absoluta do(a) Assistente Social nos espaços sócio-ocupacionais.

    Errado. Nosso projeto é permeado pela mediação. Sem mencionar a inserção do assistente social em equipes multidisciplinares e que nós também temos deveres frente às instituições empregadoras.

    (C) ao (à) Assistente Social definir, de forma crítica e democrática, a própria intervenção profissional na população usuária.

    Errado. “Intervir na população usuária” parte-se do entendimento que o usuário é o problema. Assim, são retomadas as premissas dos códigos anteriores, quando o Serviço Social atuava nas “populações desajustadas” (Código de 1947).

    (D) a atuação conjunta com o mercado, que é o principal definidor dos serviços sociais e das políticas sociais.

    Errado. Nós não atuamos em parceria com o mercado. Ao contrário, o que o Serviço Social defende enquanto profissão é um Estado forte, intervencionista.

    (E) uma atuação profissional sem conflitos nos espaços sócio-ocupacionais.

    Errado. O espaço sócio-ocupacional é compreendido como uma arena de interesses, na qual se expressa uma correlação de forças. O Serviço Social não está isento disso.

    RESPOSTA: LETRA “A”