SóProvas


ID
3385774
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Layout é a técnica de administração de operações cujo objetivo é criar a interface homem-máquina para aumentar a eficiência do sistema de produção (JONES & GEORGE, 2008). O tipo de Layout que permite um fluxo linear de materiais ao longo da linha de produção é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Por produto/linear/em linha/bandejão

    Gab. C

  • GAB. C

    Layout por produto ou linear

    Utilizado na fabricação de produtos cuja produção segue a mesma sequencia de atividades. Assim, é um tipo de arranjo que funciona melhor na produção de itens padronizados, cujos equipamentos e funcionários executarão uma grande quantidade de tarefas repetidas.

    Vantagens do Layout por produto ou linear:

    Possibilidade de Produção em Massa com Grande Produtividade

    Carga de Máquina e Consumo de Material Constantes ao Longo da Linha de Produção

    Controle de Produtividade Facilitado.

  • Gabarito: C.

    Layout Linear/Combina/Produto

    Utilizado quando o processo de produção é contínuo, os equipamentos para o manuseio e movimentação dos materiais integram as unidades de processamento e as máquinas necessárias são dispostas numa sequência lógica com base no produto. Os postos de trabalho, que permanecem fixos.

    • O layout em linha é indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidades constantes ao longo do tempo e em grande volume.
    • Os layouts combinados são implantados para que sejam aproveitadas, em determinado processo, as vantagens do layout funcional e da linha de montagem.
    • Minimização do manuseio dos materiais;
    • Baixo custo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de layout. A alternativa a ser marcada deve conter o tipo de Layout que permite um fluxo linear de materiais ao longo da linha de produção.

    Layout consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma empresa, por exemplo, máquinas, equipamentos, postos de trabalho e colaboradores são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. Podendo ser ser dos tipos a seguir (na ordem das alternativas):

    • Combinado: os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    • Por processo: o layout por processo, ou funcional , tem a planta segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    • Por Produto: no layout em linha/por produto, as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    • De Posição Fixa: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    • Celular: o layout celular consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Tendo visto os tipos acima, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.