SóProvas



Questões de Layout na Administração de Recursos Materiais


ID
2806570
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O ‘'arranjo físico” (ou layout) de uma operação ou processo significa a forma como seus recursos de transformação são posicionados entre si, como suas várias tarefas são alocadas a esses recursos de transformação e a aparência geral desses recursos. Entre os tipos chamados conceitualmente de arranjos básicos, cujos recursos transformados não se movem entre os recursos de transformação, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Arranjo físico posicional (de posição fixa) é, de certa forma, uma contradição em termos, já que os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores. Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem por uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamento, maquinário, instalações e pessoas movem-se na medida do necessário. A razão para isso pode ser que ou o produto ou o sujeito do serviço seja muito grande para ser movido de forma conveniente, ou pode ser (ou estar em um estado) muito delicados para serem movidos, ou ainda podem objetar-se a ser movidos. (Slack, pág 202)

  • Gab. A

    Ótima questão para revisão!!!

  • EX:

    A construção de um Navio ou avião.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os diferentes tipos de layout. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que apresenta o layout cujos recursos transformados não se movem entre os recursos de transformação.

    Layout consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma organização são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. O layout pode ser:

    • Combinado: ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    • Por processo: tem a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    • Por Processo: as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    • De Posição Fixa/posicional: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    • Celular: consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Tendo visto os tipos acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.


ID
3368836
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O layout, isto é, o espaço físico em que as atividades se desenvolvem, é uma decisão importante nos processos de uma empresa. Em relação aos tipos de layout,

Alternativas
Comentários
  • A) o de posição fixa é o mais indicado para instalações que empreguem tanto operações de fabricação como de montagem.

    ERRADO! A assertiva falou de layout de produto.

    B) o por produto é indicado em operações que atendam pedidos diferentes entre si ou na fabricação de muitas peças diversas, com demanda baixa ou imprevisível.

    ERRADO! Na realidade, é indicado quando há baixa diversidade de peças, alta demanda e previsível.

    C) o por processo tem como principais vantagens o tempo de processamento mais rápido, estoques menores e menos tempo improdutivo.

    ERRADO! O layout por processo o processamento é mais lento em virtude da complexidade e controle da produção.

    D) no híbrido, o local de serviço ou manufatura é fixo e os funcionários irão até ele com seu equipamento para trabalhar.

    ERRADO! A assertiva falou do layout de posição fixa.

    E) no híbrido, algumas partes da instalação podem seguir um layout por processo, enquanto outras seguem por produto.

    CERTO! É o tipo de layout que combina dois ou mais tipos.

  • LETRA E

    TIPOS DE LAYOUT:

    PROCESSOS = UTILIZADO QUANDO AS MÁQUINAS E PESSOAS SÃO DISPOSTAS POR ESPECIALIDADE.

    PRODUTO = EQUIPAMENTOS E MATERIAIS SÃO DISPOSTOS EM UMA MESMA SEÇÃO.

    ESTACIONÁRIO = QUANDO O PRODUTO É DE GRANDE PORTE E NÃO SE MOVIMENTA.

    CELULAR = MESCLA CARACTERÍSTICAS DO ARRANJO DE PROCESSOS COM ARRANJO POR PRODUTOS.

    OBS: PELO VISTO LAYOUT CELULAR É SINÔNIMO DE HÍBRIDO.

    ERROS? MANDEM MSG.


ID
3385774
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Layout é a técnica de administração de operações cujo objetivo é criar a interface homem-máquina para aumentar a eficiência do sistema de produção (JONES & GEORGE, 2008). O tipo de Layout que permite um fluxo linear de materiais ao longo da linha de produção é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Por produto/linear/em linha/bandejão

    Gab. C

  • GAB. C

    Layout por produto ou linear

    Utilizado na fabricação de produtos cuja produção segue a mesma sequencia de atividades. Assim, é um tipo de arranjo que funciona melhor na produção de itens padronizados, cujos equipamentos e funcionários executarão uma grande quantidade de tarefas repetidas.

    Vantagens do Layout por produto ou linear:

    Possibilidade de Produção em Massa com Grande Produtividade

    Carga de Máquina e Consumo de Material Constantes ao Longo da Linha de Produção

    Controle de Produtividade Facilitado.

  • Gabarito: C.

    Layout Linear/Combina/Produto

    Utilizado quando o processo de produção é contínuo, os equipamentos para o manuseio e movimentação dos materiais integram as unidades de processamento e as máquinas necessárias são dispostas numa sequência lógica com base no produto. Os postos de trabalho, que permanecem fixos.

    • O layout em linha é indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidades constantes ao longo do tempo e em grande volume.
    • Os layouts combinados são implantados para que sejam aproveitadas, em determinado processo, as vantagens do layout funcional e da linha de montagem.
    • Minimização do manuseio dos materiais;
    • Baixo custo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de layout. A alternativa a ser marcada deve conter o tipo de Layout que permite um fluxo linear de materiais ao longo da linha de produção.

    Layout consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma empresa, por exemplo, máquinas, equipamentos, postos de trabalho e colaboradores são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. Podendo ser ser dos tipos a seguir (na ordem das alternativas):

    • Combinado: os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    • Por processo: o layout por processo, ou funcional , tem a planta segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    • Por Produto: no layout em linha/por produto, as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    • De Posição Fixa: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    • Celular: o layout celular consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Tendo visto os tipos acima, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.


ID
3721861
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta algumas das razões para se mudar o layout em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Máquinas improdutivas, aumento da demanda, ambiente de trabalho inadequado e excesso de material em processo.

  • Layout é a distribuição física de maquinas, pontos de trabalho, equipamentos, homens, área de circulação, unidades de apoio e tudo mais que ocupa espaço na fabrica, com objetivo de maximizar o funcionamento do processo e otimizar o ambiente de trabalho.

    Um layout bem planejado influencia diretamente na redução de custos, aumento de produtividade, prazo de entrega do produto final e conseqüentemente garante a competitividade da empresa.

    De acordo com Slack; Chambers; Johnston (2002), deve-se mudar o arranjo físico ou layout quando existir máquinas improdutivas, ocorrer um aumento da demanda, passar a existir um ambiente de trabalho inadequado ou

    houver excesso de material em processo. A mudança de arranjo físico é uma atividade difícil e de longa duração e o seu rearranjo físico pode interromper o funcionamento suave levando a insatisfação do cliente ou perdas na produção.

    fonte: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC34349755861.pdf

  • Gabarito E

    OBJETIVOS

    ·       Otimizar as condições de trabalho do pessoal nas diversas unidades organizacionais.

    ·       Racionalizar os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.

    ·       Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo espaço útil disponível;

    ·       Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro do ambiente organizacional.

  • Gab.: E

    Excelente questão.

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    O layout (ou leiaute) relaciona-se com o modo como os equipamentos, máquinas e materiais estão “arrumados” na empresa. Alguns aspectos a serem observados são: se os corredores de escoamento são largos o bastante, se os materiais estão guardados de forma a serem facilmente encontrados, se as instalações estão adequadas ao tipo de material guardado etc.
    De acordo com Moura, os objetivos de um layout eficiente devem ser:
    • Assegurar a utilização máxima do espaço.
    • Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais.
    • Propiciar a estocagem mais econômica, com relação às despesas de equipamento, espaço e mão de obra.
    • Propiciar flexibilidade máxima para satisfazer as necessidades de mudança, de estocagem e de movimentação.

    FONTE: Administração De Recursos Materiais Para Concursos: Teoria e 370 Questões de Concursos Comentadas – Rodrigo Rennó.

  • Questão considerada difícil, visto que tá tudo misturado.

    Existem 4 tipos de Layout:

    1. O Posicional ou Fixo;
    2. por Produto ou Linha;
    3. Funcional ou por Processo; e o
    4. Celular.

    .

    Breve resumo que pode ajudar sobre o tema:

    Posicional/ Fixo

    1. Flexibilidade muito alta de mix e produto;
    2. Produto ou cliente não movido ou perturbado;
    3. Alta variedade de tarefas para mão de obra.

    Custos unitários altos. Programação de espaço ou atividades complexa. Muita movimentação de equipamentos e mão de obra. Ex: contrução de uma aeronave.

    Funcional/ Processo

    1. Alta flexibilidade de mix e produto;
    2. Robusto em caso de interrupção de etapas
    3. Supervisão de equipamentos e instalações fácil.

    Baixa utilização de recursos. Alto estoque em processo ou filas de clientes. Fluxo complexo pode ser difícil de controlar; Ex: vários setores de órgão público: financeiro, compras, RH...

    Celular

    1. Equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações com variedade alta;
    2. Atravessamento rápido;
    3. Estimula trabalho em grupo.

    Caro reconfigurar arranjo físico atual. Requer capacidade adicional. Reduz níveis de utilização dos recursos;

    Produto/ Linha

    1. Baixos custos unitários para altos volume;
    2. Especialização de equipamentos;
    3. Movimentação adequada de materiais e clientes.

    Baixa flexibilidade do mix. Pouco robusto contra interrupções. Trabalho repetitivo.

    Fonte:

    edisciplinas.usp.br

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre qual pode ser uma razão para se mudar o layout em uma organização. Dentre as alternativas apresentadas, vejamos qual das alternativas está correta.

    Antes de passarmos à análise das alternativas, vejamos o que está envolvido no conceito de layout: "hoje é considerado como layout de um almoxarifado o arranjo de homens, máquinas e materiais, dispostos de modo que sua dinâmica possa se dar dentro do padrão máximo de economia", (Viana, 2011, apud ENAP).

    Sendo os seguintes elementos considerados na definição de um layout:

    • definição dos materiais a serem armazenados;
    • volume de material;
    • tempo durante o qual será feita a armazenagem;
    • equipamentos e instrumentos que serão empregados na movimentação dos materiais;
    • tipos de embalagens utilizadas no armazenamento;
    • possibilidade de se fazerem inspeções nos materiais armazenados (há de se considerar a facilidade de acesso);
    • versatilidade, flexibilidade e possibilidade de futura expansão da área de armazenagem

    Sabendo que o o layout é um arranjo de homens, máquinas e materiais, chegamos também a concluir que no caso de máquinas improdutivas, busca pelo aumento da demanda, busca pela melhoria do ambiente de trabalho e excesso de material em processo configuram motivos válidos para mudar o layout de uma organização. Em decorrência disso, concluímos que a alternativa "E" é a correta. As demais opções apresentam pontos que são tido como desejáveis ou inerentes ao layout e por isso não são motivos para sua mudança.

    GABARITO: E

    Fonte: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, 2015.


ID
3721864
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Qual é o tipo de layout cuja marca principal é a baixa produção?

Alternativas
Comentários
  • Esse é o caso onde a natureza do produto final determina o layout de produção. Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grande portes, foguetes e navios. Para a produção desses produtos, qualquer movimentação, além de morosa, pode prejudicar a montagem. As máquinas utilizadas também são específicas para esse tipo de trabalho e facilitam a movimentação dos operadores ao redor do produto.

    Nesses casos, raramente a fábrica irá escolher outro tipo de arranjo físico, porém, é possível que a produção das peças, que costumam ser feitas a parte e depois levadas para a montagem, sigam outras lógicas de produção.

    Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume. A vantagem desse desenho é o fácil acesso ao produto para fazer as alterações necessárias, a possibilidade de terceirização de grande parte do projeto e a implementação de técnicas e softwares de controle da produção.

    Já como desvantagem é possível citar o alto custo em relação a movimentação do produto, necessidade de galpões e áreas com dimensões proporcionais ao que será produzido e baixo volume de produção e padronização.

    Fonte:

  • Gabarito B

    TIPO DE LAYOUT

    Layout por Produto ou Linear: O produto se movimento entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos.

    Ex.: É aplicável em linhas de montagem, como a fabricação de automóveis.

    Obs.: Não permite customização.

    Layout por Processo ou Funcional: As máquinas serão agrupadas de acordo com a natureza de cada operação executada.

    Ex: Produção de produtos por encomenda.

    Obs.: Permite customização.

    Layout Fixo, Posicional ou Estacionário: O produto permanece fixo no local ENQUANTO máquinas e pessoal se movimentam executando as tarefas de produção (baixa produção).

    Ex: Fabricação de um navio, construção de um prédio.

  • GABARITO: LETRA B

    Layout por posição fixa = No layout (por posição fixa o material permanece fixo em uma determinada posição e as máquina se deslocam até o local executando as operações necessárias. É recomendado para um produto único, em quantidade pequena ou unitária e, em geral, não repetitivo. É o caso da fabricação de navios, grande transformadore. elétricos, turbinas, pontes rolantes, grandes prensas, balanças rodoferroviárias e outros produtos de grandes dimensões físicas.

    FONTE: Petronio G Martins  (2010)

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de layout. Dito isso, vejamos qual das alternativas apresenta a o tipo de layout que tem como marca a baixa produção.

    A - incorreta. Layout por processo funcional, tem a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    B - correta. Layout por posição fixa: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    C - incorreta. Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    D - incorreta. No layout em linha, as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    E - incorreta. O layout celular consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Após analisarmos as alternativas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

  • Resumindo,

    Layout de Posição Fixa, Posicional ou Estacionário: É aquele que o produto ou projeto em construção permanece fixo no local de trabalho. (Há quantidade baixa de produção). Exemplos: Fabricação de avião, navio, submarino, construção de um prédio, uma casa.

  • São 4 os tipos de Layout:

    Estacionário (Fixo): típico em situações de baixo volume, mas alta variedade. O fluxo é intermitente. O produto é fixo no ambiente, pois ele é muito grande.

    Processo (funcional): volumes maiores que o posicional, com variedades relativamente altas. Fluxo menos intermitente. Recursos similares são mantidos juntos.

    Produto (linha): volumes altos e pouca variedade. O fluxo é contínuo. É bastante especializado e com baixo custo, já que há pouca variedade.

    Híbrido (Celular): volumes menores que o arranjo por produto, mas maiores que o arranjo por processo. A variedade é relativamente baixa. Fluxo mais contínuo. As máquinas são dedicadas a um grupo exclusivo. Pode ser caro na instalação, mas é bastante flexível e típico para produção em massa.

    Fonte: Grancursos, Administração de Recursos Materiais, Prof. VINICIUS RIBEIRO

    g: B


ID
4984066
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Corresponde ao arranjo de diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho de acordo com a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas.” Essa colocação refere-se ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O layout (ou leiaute) relaciona-se com o modo como os equipamentos, máquinas e materiais estão “arrumados” na empresa. Alguns aspectos a serem observados são: se os corredores de escoamento são largos o bastante, se os materiais estão guardados de forma a serem facilmente encontrados, se as instalações estão adequadas ao tipo de material guardado etc.
    De acordo com Moura, os objetivos de um layout eficiente devem ser:
    • Assegurar a utilização máxima do espaço.
    • Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais.
    • Propiciar a estocagem mais econômica, com relação às despesas de equipamento, espaço e mão de obra.
    • Propiciar flexibilidade máxima para satisfazer as necessidades de mudança, de estocagem e de movimentação.

    FONTE: Administração De Recursos Materiais Para Concursos: Teoria e 370 Questões de Concursos Comentadas – Rodrigo Rennó.

  • Layout - Visa aproveitar melhor e de forma racional o seu espaço horizontal e vertical, tendo consequência uma melhor armazenagem dos materiais;

    Máxima utilização do espaço

    Efetiva utilização dos recursos disponíveis

    Pronto acesso a todos os intes

    Máxima proteção aos itens estocados

    Boa organização

    Satisfação da necessidade dos clientes

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é necessário que tenhamos conhecimentos sobre algumas atividades típicas da administração de materiais. Neste caso, marquemos a alternattiva correta.

    .

    .

    .

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A


ID
5040334
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um projeto de organização do ambiente ou do posto de trabalho leva em consideração os níveis macroespaço, microespaço e detalhado. Qual é a abordagem que pode ocorrer nesses três níveis, incluindo, dentre outros aspectos, os estudos do ambiente em geral, da organização do trabalho, do trabalho em equipe, do posto de trabalho, dos controles e manejos e dos dispositivos de informação?

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes, gabarito letra D

    Abordagem ergonômica.

  • abordagem ergonômica baseia-se no princípio básico de que o trabalho deve adaptar-se ao homem. Através da mesma se pode produzir um ambiente de trabalho mais humanizado. Ela procura aproveitar as habilidades mais refinadas dos trabalhadores e proporcionar um ambiente que os encorajem a desenvolver suas atividades.


ID
5245633
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM - 4
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

    Em termos genéricos, a administração consiste no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências, a fim de alcançar os objetivos organizacionais desejados.
Idalberto Chiavenato. Introdução à teoria geral da administração:
uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 5.a ed. São Paulo: Atlas, 2021, p. 10. 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.

Pela natureza de suas atividades, a área de gestão de recursos materiais possui interface com diversos setores da organização e deve atuar de modo a conciliar interesses conflitantes, harmonizando as necessidades desses setores para assegurar a disponibilidade dos bens necessários para a operacionalização da produção.

Alternativas
Comentários
  • ✅Correta.

    Nessa hora, é bom lembrar dos atributos da classificação de materiais: FAP.

    Flexibilidade = Conseguir agrupar que diversos tipos de classificações "convivam harmoniosamente".

    Abrangência = Inclui várias características dos materiais. Ex: Aspectos físicos, financeiros...

    Praticidade = Modo direto e simples de classificar, sem demandar do gestor procedimentos complexos.

    Fonte: Tove como base os Pdfs do Estratégia Concursos. BONS ESTUDOS E BOA PREPARAÇÃO A QUEM CONTINUA NA LUTA!!!

  • Isso traduz uma função da Gestão de Materiais pouco falada, mas cobrada, que é a " Função Lubrificante " da GM !!!


ID
5375917
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quais são os arranjos físicos ou layouts que são combinados pelo arranjo físico celular?

Alternativas
Comentários
  •  Aplicações do arranjo celular: O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto.

    Fonte: google

  • Gab: B

    Layout Celular: Os equipamentos são organizados por similaridades, criando células. A célula arranja em um só local máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. É flexível e permite alto nível de qualidade e de boa produtividade.

    Fonte: Prof. Adriel de Sá, Gran Cursos

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layouts de armazenamento. Neste caso, devemos marcar a alternativa que apresenta os tipos que, ao serem combinados, dão origem ao arranjo celular.

    No layout por processo ou funcional, todos os processos e os e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área. O material e de loca buscando os diferentes processos. O layout é flexível para atender a mudanças de mercado, atendendo a produtos diversificados em quantidade variáveis ao longo do tempo. Apresenta um fluxo longo dentro da fábrica, que é adequado a produções diversificadas em pequenas e média quantidades. Esse layout também possibilita uma relativa satisfação no trabalho.

    No layout de produto/em linha, segundo Martins e Laugeni (2009), as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida em caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade.

    O layout celular ou célula de manufatura consiste em arranjar em um só local (a célula) máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários. Sua principal característica é a relativa flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por produto. Isso permite elevado nível de qualidade e de produtividade, apesar de sua especificidade para uma família de produtos. Diminui também o transporte do material e os estoques. A responsabilidade sobre o produto fabricado é centralizada e enseja satisfação no trabalho.

    Tendo apresentado os layouts acima, podemos observar que o layout celular apresenta traços do funcional e do de produtos, sendo, por isso, a alternativa "B" a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III
    • Layout de Posição Fixa ou Posicional – O produto permanece fixo enquanto está sendo processado. Como no caso de produções de navios, aviões, rodovias.
    • Layout de Processo ou Funcional – Os recursos de transformação são agrupados de acordo com o tipo de processo que é executado. Esse layout busca minimizar as distâncias percorridas por esses recursos.
    • Layout de Produto – É o arranjo físico no qual os recursos de transformação e as tarefas são projetados para permitir um fluxo linear e sequencial de materiais ao longo da linha de produção. Em geral, esse tipo de arranjo está associado à produção contínua.
    • Layout Celular: Os equipamentos são organizados por similaridades, criando células.

ID
5511862
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um fabricante de aviões comerciais possui um sistema de montagem no qual o “esqueleto” do avião é alocado em um galpão e os responsáveis por sua montagem “deslocam” os equipamentos e os profissionais necessários até ele, no local específico para a execução de cada procedimento. Esse processo demora cerca de 6 meses e a companhia tem capacidade de produção de 6 aviões por ano.

Assinale a opção que indica o tipo de arranjo físico ou layout utilizado pela companhia no seu processo de produção.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d

    Podem ser destacados quatro tipos básicos de layout:

    •  posicional;
    •    por processo;
    •    por produto;
    •    celular.

    Posicional: pode ser utilizado quando não é prudente movimentar o objeto a ser trabalhado e também quando materiais que serão transformados em produtos são muito grandes. Outra situação de utilização é quando o objeto a ser transformado, ou sua matéria-prima, é delicado demais, e danos podem ser causados se transportados.

    Por processo ou funcional: tem por característica que todos os recursos necessários para a realização do processo sejam mantidos juntos. Esse tipo de layout pode ser utilizado quando existe uma variedade muito grande de produtos. Assim, fica mais fácil e ágil manter a linha de produção em funcionamento.

    Por produto ou layout em linha: tem por característica manter uma sequência que mais convém para um produto.

    Celular: prima por manter os recursos necessários para realizar os produtos juntos. Aqui, as máquinas são dispostas para a transformação exclusiva de um grupo de produtos.

    Fonte: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Soares-3/publication/320024475_Estrutura_e_Processos_Organizacionais/links/59c95f04a6fdcc451d545e13/Estrutura-e-Processos-Organizacionais.pdf

    • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III
    • Layout de Posição Fixa ou Posicional – O produto permanece fixo enquanto está sendo processado. Como no caso de produções de navios, aviões, rodovias.
    • Layout de Processo ou Funcional – Os recursos de transformação são agrupados de acordo com o tipo de processo que é executado. Esse layout busca minimizar as distâncias percorridas por esses recursos.
    • Layout de Produto – É o arranjo físico no qual os recursos de transformação e as tarefas são projetados para permitir um fluxo linear e sequencial de materiais ao longo da linha de produção. Em geral, esse tipo de arranjo está associado à produção contínua.
    • Layout Celular: Os equipamentos são organizados por similaridades, criando células.

ID
5525323
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A disposição dos arranjos físicos é uma questão chave com a qual o gestor deve lidar para garantir uma maior eficiência no processo produtivo da organização.
Acerca dessa questão, assinale a afirmativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • Arranjo (layout) Posicional/ Fixo/ Estacionário

    • Utilizado para produtos de grande porte
    • As máquinas, pessoas e materiais se deslocam para as operações

    Utilizado quando:

    • o produto não pode ser movimentado
    • o ciclo de produção é longo e envolve muitas áreas
    • sistema de produção por encomenda

  • Qual o erro da C?

    • Layout por posição fixa (ou layout posicional)

    Esse é o caso em que a natureza do produto determina o layout de produção. Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grandes portes, foguetes e navios.

    • Layout por processo (ou layout funcional)

    Esse arranjo físico agrupa processos e equipamentos das mesmas operações ou funções em uma única área, formando setores de trabalho específicos. É utilizado quando precisa se produzir em lotes com grande variação de peças ou ainda, quando pensamos em outros segmentos além da indústria, é possível encontrar esse layout em bancos, hospitais e mercados, no qual o cliente é direcionado ao setor específico para a sua necessidade.

    • Layout em linha (ou layout por produto)

    Nesse modelo, as máquinas são dispostas lado a lado, seguindo a linha de produção, normalmente dedicada à fabricação de um tipo exclusivo de produto. Dessa forma, tudo acontece sempre da mesma maneira em uma sequência única. Podemos encontrar esse desenho na indústria automobilística e alimentícia, por exemplo.

    • Layout celular (híbrido)

    Esse arranjo é um híbrido entre o layout em linha e o funcional. Cada célula é autossuficiente e autogerenciável e é responsável pela produção de determinado produto ou família de produtos, possuindo todas as ferramentas necessárias para o trabalho. Dessa forma, o processo inteiro é feito em um mesmo local, sem a necessidade de grandes movimentações.

    https://terzoni.com.br/leanblog/layout-de-producao/

  • que parte da matéria é essa que eu nunca tinha visto jesus kkkkk

    • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III
    • Layout de Posição Fixa ou Posicional – O produto permanece fixo enquanto está sendo processado. Como no caso de produções de navios, aviões, rodovias.
    • Layout de Processo ou Funcional – Os recursos de transformação são agrupados de acordo com o tipo de processo que é executado. Esse layout busca minimizar as distâncias percorridas por esses recursos.
    • Layout de Produto – É o arranjo físico no qual os recursos de transformação e as tarefas são projetados para permitir um fluxo linear e sequencial de materiais ao longo da linha de produção. Em geral, esse tipo de arranjo está associado à produção contínua.
    • Layout Celular: Os equipamentos são organizados por similaridades, criando células.


ID
5596564
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

O leiaute estacionário é ideal para produtos de grande porte, que não se movimentam, na medida em que se trata de um arranjo fixo de máquinas e de pessoas de acordo com cada especialidade.

Alternativas
Comentários
  • Quem sofre o processamento fica estacionário,enquanto equipamentos, máquinas, instalações e pessoas movem-se de e para a cena de processamento na medida do necessário.

    Ex: Montar um avião, o produto (no caso o avião) fica parado e PESSOAS E MÁQUINAS se movimentam.

  • GAB: E

    Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam e se movimentam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grande portes, foguetes e navios.

  • Layout de processo: layout funcional, volume de produção baixo, produção em lotes, máquinas e pessoas dispostas por especialidade.

    Layout de produto: layout linear, posição contínua, equipamentos e materiais dispostos de acordo com a sequencia de operações.

    Layout estacionário: layout de posição, produtos de grande porte sem movimentação, pessoas e materiais se deslocam, ciclo de fabricação longo.